Dezembro 2017
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
Data : 03/12/2017
Data : 27/12/2017

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite ocorreu no período de 15-31/08. A meta é de imunizar 12 milhões de crianças, sendo o público alvo entre 6 meses e 5 anos incompletos.
O Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação até o próximo dia 10/09 em função das baixas taxas de cobertura vacinal em algumas regiões do Brasil, sendo a operacionalização da campanha uma parceria entre as secretarias estaduais e municipais de saúde.
Por exemplo, no estado de São Paulo, até o dia 02/09, um total de 1,8 milhão de doses foram aplicadas, sobre uma meta de 2,3 milhões, o que representa 78% do público-alvo.
Existem diversas justificativas para os resultados abaixo do esperado, tais como campanha publicitaria insuficiente, o fato da vacina da Pólio poder ser aplicada durante todo o ano, desmotivação das famílias por estarmos livres da doença há muitos anos, sendo que a organização mundial de saúde (OMS) preconiza uma cobertura de 95% do publico alvo.
Durante o Instituto Rotário no Rio de Janeiro, muitos companheiros me perguntaram o que o Rotary poderia fazer neste momento para melhorar os resultados finais da campanha?
Neste momento, praticamente as vésperas do final da prorrogação, deveremos focar nossos esforços em praticas de advocacia, como por exemplo:
· Os governadores poderão realizar de modo articulado um contato formal com as secretarias de saúde estaduais, questionando quais os resultados finais quais seriam as estratégias caso não se atinja 95%?
· Os presidentes de clubes, também poderão fazer uma ação similar em suas cidades, junto as secretarias municipais de saúde.
· Deveremos estar atentos aos resultados finais de cobertura após o período de prorrogação e se não atingir 95% o que poderia ser feito?
Estaremos acompanhando junto ao Ministério da Saúde em Brasília, um parecer sobre o atual estagio da campanha e suas perspectivas.
Estamos cada vez mais próximos do dia 24 de outubro, uma das datas mais importantes em nossos esforços para a erradicação da Pólio do mundo.
Vimos a orientar aos governadores e todas nossa lideranças que motivem os distritos, áreas e clubes a se mobilizarem com centenas de eventos em todo Brasil.
Os eventos devem focar a imagem publica como por exemplo a projeção do ENDPOLIONOW em edifícios públicos, em outdoors, em pontos de ônibus, podem ser realizados atividades comunitárias como caminhadas, pedaladas, eventos como exposição de banners em um shopping ou local de grande transito de pessoas, sessões plenárias em câmaras municipais, concertos culturais, existindo diversos tipos de ideias. Basta agora, transformarmos estas ideias em ações praticas!
Solicitamos ainda que todos registrem as iniciativas, e que as publiquem nos sites, mídias sociais, matérias para jornais, rádios e tevês regionais.
Orientamos ainda que tentem vincular todas as ações de mobilização e de imagem publica com o levantamento financeiro para o fundo da Pólio.
Existem diversas iniciativas criativas como alguns governadores que em todas as visitas oficiais passam um cofre para a Pólio, outra é a iniciativa do Maior Refeição do Mundo, na qual qualquer refeição rotária poderá ser computada como um EVENTO do referido Programa se gerar uma doação acima de USD 10 para a campanha End Polio Now.
Maiores Informações: https://www.facebook.com/wgm.brasil?fref=ts
Já existem diversos eventos distritais programados, que iremos divulgar nos próximos informativos, estamos a disposição para qualquer tipo de apoio. MÃOS A OBRA!