06/07/2016 Apresentação do Balancete e Previsão Orçamentária

 

A reunião teve início às 20h00 com nosso presidente 2016-2017, cpo. Luiz dAvila, convidando o cpo. Demarco para a reflexão da noite. Na ocasião, o cpo. Demarco nos brindou com uma saudação especial e carinhosa aos casais do nosso Clube que nesta semana completaram mais um ano de matrimônio, lembrando a importância do companheirismo entre os rotarianos e alegria de poder compartilhar, não só este, mas todos os momentos de felicidades e comemorações da família rotária de nosso Clube.

A seguir o Presidente solicitou a todos que, de pé, o acompanhassem na saudação ao Pavilhão Nacional, dando por aberta a primeira reunião do Ano Rotário 2016-2017. Na mesa da presidência estavam à esquerda, nosso cpo. Ademar e à direita este Secretário. Na sequência, ao fazer uso da palavra pela primeira vez em reuniões desse ano rotário, o Presidente Luiz agradeceu a todos pelo brilhantismo da reunião de posse ocorrida no último dia 29 de junho, relembrando os momentos inesquecíveis proporcionado pelos convidados, visitantes e companheiros de outros Clubes. O cpo. Fernando Coppo aproveitou para relatar a satisfação de companheiros do RC Campinas Cambuí que, em encontro recente com nosso companheiro, demonstraram sua satisfação e orgulho de poder compartilhar de tão magnífica reunião de posse do Campinas Norte, tanto pelo brilhantismo dos associados quanto pelo roteiro e rito impecáveis durante toda a reunião. Cpo. Demarco ressaltou ser esta uma marca de nosso clube que de há muito tempo preza pelas normas e recomendações de Rotary.

Ato contínuo o presidente convocou o cpo. Itamar para assumir a tribuna e dar início ao protocolo da noite. Após as boas-vindas ao nosso sócio honorário Valmir Demarco, e ao intercambista de nosso clube, jovem Zayen, e aos demais companheiros, nosso protocolo lembrou as principais datas da semana, dentre elas, o 9 de julho de 1932, quanto lembramos da Revolução Constitucionalista ocorrida no estado de São Paulo. Encerrou desejando um ótimo jantar e proveitosa reunião a todos.

Após o delicioso jantar fornecido pelo Rota’s buffet, o Presidente solicitou a este Secretário que fizesse uso da palavra, quando foram dados alguns avisos envolvendo a forma de comunicação ao Clube, dos eventos divulgados pelo Distrito e demais informações rotineiras, além de solicitar a todos que retirassem seu exemplar da Revista Rotary Brasil do mês corrente, do plano de ação 16-17 especialmente elaborado pela cpa. Priscilla, e do Pin com o lema rotário 16-17. Por fim agradeceu o convite para ocupar tão honrosa função nesta gestão, se colocando à disposição dos companheiros(a) para eventuais necessidades afetas a secretaria.

Cpo. Itamar retornou à tribuna para informar da ação beneficente capitaneada por sua filha Sophia com ajuda do nosso intercambista Zayen, na arrecadação e doação de alimentos ao Centro Cultural Louis Braille, ação esta muito aplaudida pelos presentes. Cpo. Adir ocupou o púlpito para agradecer aos associados do nosso clube pela concessão a ele, de um Título Paul Harris entregue na noite de posse do nosso Governador do Distrito 4590, Augusto Cesar Scorza. Este título foi destinado ao norte em sorteio realizado na Conferência Distrital do 4590.

Cpo. Presidente Luiz dAvila solicitou aos tesoureiros entrantes e saintes, que apresentassem, respectivamente, a proposta de orçamento para o semestre em curso e o balancete financeiro do semestre passado. O cpo. Waldyr, tesoureiro 15-16, iniciou sua participação reforçando a forma de trabalho em conjunto com o cpo. Paulo Assis, segundo tesoureiro, passando a tecer comentários sobre os valores que compõem o balancete. Cada companheiro recebeu cópia em papel e pode acompanhar as explicações e solicitar esclarecimentos adicionais. Ao final das discussões, após vários companheiros fazerem uso da palavra, o balancete foi aprovado por unanimidade. O saldo bancário do clube, em 30/06 passado, se encontra acima de R$ 16.000,00, o que permitirá um bom fluxo de caixa, tão necessário para cumprimento das obrigações do Clube com a Sede, Asfar, Revista Rotary Brasil, percapita Distrital e de Rotary, além das despesas de reuniões e eventos.

Ato contínuo os tesoureiros 16-17, cpos. Roberto e Gariba, fizeram a explanação da proposta orçamentária para este semestre, justificando os valores alocados em cada rubrica da peça, que também foi entregue, em cópia, a cada associado, além de ser apresentada com uso de projetor acoplado ao notebook. Após várias intervenções dos companheiros e análises de propostas e sugestões, a proposta de manutenção da mensalidade em R$ 225,00 foi aprovada por unanimidade. Os temas mais comentados foram a cobrança bancária para manutenção da conta e cobrança dos boletos bancários (apenas aqueles efetivamente pagos), além do custo das refeições e do repasse a associação dos rotarianos de campinas pelo uso da sede para nossas reuniões. Também é fato conhecido por todos, dificuldades nas tratativas com o Banco do Brasil, onde atualmente temos conta. O cpo. Edson lembrou que já a partir de janeiro do próximo ano, não mais serão permitidos boletos sem registro, o que ocasionará custo extra, pois considera não apenas aqueles apresentados para cobrança, mas todos os emitidos contra os associados do clube. Os tesoureiros entrantes reforçaram o fato de que nosso orçamento está bem adequado e os valores já estão no mínimo necessário ao funcionamento do clube, mas desde já se comprometeram a efetuar análises sobre estes pontos comentados na reunião e outros não menos importantes, verificando os prós e contras, retornando futuramente com sugestões de possíveis reduções para debate nas nossas reuniões.

Atendendo à solicitação de nosso presidente, o cpo. Henrique foi à tribuna para o companheirismo da noite, iniciando com a proposta, já implantada nesta reunião, de tirarmos sempre uma foto dos presentes antes o início de cada reunião, proposta imediatamente aceita por todos. Justificou a ausência do cpo. Wagner devido a problemas de saúde e que certamente estará conosco na próxima quarta-feira. Encorajou os associados e seus familiares a acessarem os recursos que nosso Clube e o Distrito disponibilizam para informações nas redes sociais, tais como, site na web, facebook e whatsapp. Solicitou àqueles que ainda não o fizeram, e necessitam maiores detalhes, que entrem em contato.

Ao final da reunião, nosso presidente 16-17 agradeceu a todos que o auxiliaram nesta reunião, bem como a presença expressiva dos companheiros nesta primeira reunião da gestão 16-17, cuja frequência alcançou os 96% (de 3 companheiros ausentes, 2 estão dispensados de frequência). Sugeriu ainda a leitura da excelente matéria da Revista Rotary Brasil, que trata da história da fundação rotária, lembrando que completará 100 anos em 2017, além de outros assuntos de interesse do nosso grupo abordados naquele periódico.
Informou sobre eventos que estarão ocorrendo nas próximas semanas, cuja participação é aberta a todos os companheiros, a saber, no dia 11/07, segunda-feira, às 16h00, grupo de companheiros do Campinas Norte visitará a maternidade de campinas para conhecimento, em detalhes, das melhorias esperadas pela implantação dos equipamentos a serem adquiridos no âmbito do projeto Sopro de Vida (em processo de aprovação junto a Fundação Rotária). No dia 20/07, em nossa reunião de preparação para a visita do governador, teremos a palestra abordando confraria de vinho à cargo do convidado Lúcio Costa e, finalmente, lembrou a todos que na próxima reunião, do dia 13 de julho, haverá a apresentação do nosso cpo. Edwards Demarco, dentro da iniciativa “Quem é Quem”, onde cada associado nos brinda com um breve relato de suas atividades, formação e demais fatos relevantes de sua vida pessoal e profissional.

Por fim, encerrando a reunião, convidou a todos para que, de pé, saudassem a Bandeira do Brasil.