27/07/2016 Visita do Governador - Festiva de Fundação do Clube

 

Com início às 20h30, nossa reunião em comemoração aos 58 anos do RC Campinas Norte e Visita Oficial do Gov. 16-17, Cpo. Augusto Scorza e esposa Cpa.Lucia, contou com a reflexão da noite a cargo do Cpo. Antonio Vieira Jr.

Ato contínuo o presidente Luiz d’Ávila solicitou a todos que, de pé, o acompanhassem na saudação ao pavilhão nacional abrindo esta reunião.

Na mesa da presidência desta memorável noite, contamos com as ilustres presenças, à direita do nosso presidente, o Gov. 16-17 do distrito 4590, Augusto Scorza, ladeado por sua esposa Lucia e, a seguir, pelo nosso Cpo. Ademar Antunes. Á esquerda do presidente, sua esposa Teresa Maria Amoroso Lima Ribas d’Ávila, a seguir a esposa do presidente 16-17 do RC Campinas, clube padrinho de fundação do Campinas Norte, Sra. Franciane e do Cpo. Fabio Fruch presidente do clube padrinho neste ano rotário.

Após o presidente Cpo. Luiz convidar o Cpo. Itamar para o protocolo da noite, realizado com o brilhantismo habitual, utilizou a palavra para dar boasvindas a todos e ressaltar a alegria e honra do Norte em poder comemorar seus 58 anos de fundação na data em que se realiza a visita oficial do Gov. Scorza e esposa. Comentou sobre as atividades deste dia, onde foram plantadas mudas no Arboreto Rotário mantido pelo Campinas Norte na lagoa do Taquaral, e assembleia realizada na sede da ARC com as presenças de vários companheiros do clube e do Gov. Scorza. Afirmou que os assuntos tratados foram relevantes para nosso clube, além de serem apresentadas sugestões e dúvidas pelos companheiros, que foram pronta e eficazmente respondidas pelo nosso governador 16-17.

O presidente deu início então a homenagem ao nosso past presidente, Cpo. Wagner, entregando-lhe o pin e Título de Membro Vitalício do Egrégio Conselho Honorário de Ex-presidentes do RC Campinas Norte, honraria instituída na presidência do nosso saudoso Companheiro Rubens Andrade de Noronha, em 1996.

A seguir o presidente convidou o Cpo. Ademar à tribuna para um breve histórico sobre as ações do Norte nestes 58 anos de existência. Como de costume, nosso companheiro Antunes nos brindou com excelente explanação abordando duas importantes entidades Campineiras que em muito foram ajudadas pelos associados do Norte em momentos cruciais de suas histórias, a Maternidade e a Unicamp, conseguindo inclusive que não houvesse o adiamento da fundação da Unicamp e da Faculdade de Medicina.

Ressaltou que naquela época, embora muitas campanhas tenham sido realizadas, não se conseguia trazer a Universidade para Campinas, foi então que dois de nossos companheiros, Name Cheda Saad e Eduardo de Barros Pimentel, se mobilizaram junto a sociedade campineira, a associação de entidades de Campinas e até mesmo ao Governador do nosso estado a época, Sr. Carvalho Pinto, alcançando, finalmente, o ato de criação da UNICAMP, da qual a faculdade de medicina fazia parte. Umas das ações que viabilizou esta criação, foi a intervenção firme do Norte para que a Maternidade de Campinas servisse de escola para os futuros médicos nos anos de 1963 até aproximadamente 1966, quando passou a contar com a Santa Casa de Misericórdia. Lembrou que mesmo o primeiro reitor da Unicamp, Zeferino Vaz, foi convencido a assumir depois de visita de nosso Cpo. duardo Pimentel à Ribeirão Preto, onde o professor atuava. Finalizando, ressaltou que o legado de luta desses companheiros e suas realizações em prol da comunidade devem servir de exemplo e nos fazer instrumentos permanentes para ações que levem o Rotary a se colocar a serviço da comunidade.

O presidente Luiz parabenizou o Cpo. Ademar pela brilhante apresentação que nos fez viajar pela história não só do Campinas Norte mas de Campinas e do próprio Rotary. Ressaltou que hoje nosso clube realiza diversas ações e projetos, estando atualmente em fase de aprovação junto ao Distrito o projeto de modernização da ala neonatal da maternidade de Campinas, projeto este coordenado pela nossa Cpa. Priscilla e de conhecimento do nosso Governador, que inclusive tem nos apoiado nesta fase de aprovação dos recursos necessários.

Na sequência da reunião, o protocolo comandou a entrega de flores às senhoras presentes a mesa diretora e a troca de mimos entre os casais governador e presidente. Nosso presidente e esposa foram agraciados com um lindo par de canecas adornadas com o tema rotário 2016-2017 “Rotary a Serviço da Humanidade”.

Nosso Cpo. Carlos Martins ocupou a tribuna para a apresentação do ilustre visitante, Gov. Augusto Scorza, devolvendo a palavra ao presidente que ato contínuo convidou o Governador para fazer uso da palavra.

O Gov. Scorza iniciou lembrando das amizades de longa data com companheiros do Norte e das realizações conjuntas quando ocupou cargos em seu clube de origem, o Campinas Sul. Falando sobre cargos em RI, lembrou que não devem ser vistos como honraria especial ou grau de importância, mas sim a saudável rotatividade de experiências propostas por Rotary, onde todos os companheiros, a cada ano, colaboram para a perenidade dos clubes e do próprio Rotary.

Comentou sobre as funções específicas da governadoria e sua intenção de auxiliar aos clubes no que for preciso para que atinjamos nossas metas comuns. Fez referência ao atual presidente de RI, John Germ, quando nos remete a reflexão sobre as ações, não nos deixando abater pela apatia ou erros de avaliação, achando que alguns projetos são grandes demais e não conseguiremos realiza-los e nem menosprezando outros projetos por acha-los simples ou pequenos demais, isso tudo nos fazendo ficar paralisados e não avançar um centímetro sequer.

Finalizando, o Governador lembrou que devemos pensar e agir globalmente, sempre com muito orgulho de pertencer a Rotary e da importância de auxiliarmos a manter a Fundação Rotária, possibilitando ações efetivas junto as comunidades e uma imagem robusta e de credibilidade, levando a instituições mundiais, como a de Bill Gates, a investir milhões em contrapartida as doações levadas a cabo pelos Rotarianos. Foi passada uma caixinha para doações dos companheiros presentes à reunião no âmbito do projeto “a maior refeição do mundo”, sendo que os valores arrecadados nas visitas oficiais serão todos doados a ABTRF, gerando sorteio de títulos Paul Haris aos clubes participantes. Foi anunciado que a arrecadação do Norte alcançou valores próximos a R$ 300,00.

Chegando ao final desta reunião, o presidente agradeceu a todos os presentes e em especial ao casal Governador, ressaltando mais uma vez a felicidade em poder comemorar duas datas importantes neste ano rotário, o aniversário do clube e a visita oficial. Desejou sucesso ao Governador Scorza neste ano que se inicia e reforçou a disponibilidade e garra do Campinas Norte na participação dos eventos e ações promovidos pela Governadoria.

Ao convocar os companheiros para nossa próxima reunião a ser realizada no dia 3, o presidente Luiz d’Ávila encerrou a reunião solicitando a todos que, em pé, aplaudissem a bandeira brasileira.