03/08/2016 Homenagem a Profissional

Com início às 20h10, a quinta reunião do ano rotário 16-17 teve início com nosso Cpo. Roberto ocupando a tribuna para a reflexão da noite, onde homenageou nossa ilustre visitante com frases estimulantes envolvendo educação.

O Cpo. Presidente solicitou então que, em pé, todos os presentes o acompanhassem numa calorosa salva de palmas em homenagem ao pavilhão nacional, dando por iniciada mais esta reunião do Campinas Norte.

Antes mesmo de chamar o protocolo da reunião, o presidente fez questão de ressaltar os importantes eventos desta reunião e a satisfação e honra do clube em receber os convidados. Relembrou as atividades realizadas nos últimos dias com importante participação do Norte, quais sejam, a campanha de combate a hepatite - "Projeto Hepatite Zero", realizada com apoio de outros 2 clubes de Campinas, Campinão e Sul, de o Interact e Rotaract no sábado dia 30, e a posse do conselho diretor 16-17 do RC Carlos Gomes, onde nosso ex-associado, Heitor Regina, recebeu o título de sócio honorário daquele tradicional clube de nossa cidade.

Falou da satisfação pelo sucesso da campanha contra hepatite, quando 600 testes sanguíneos foram realizados no largo do rosário, com apoio de várias entidades e profissionais de saúde, além de representantes do nosso corpo de associados, com as presenças, além do coordenador, Cpo. Antônio Vieira Jr, dos companheiros Luiz, Augustinho, Adir, Paulo Couto, Itamar e Henrique.

Quanto a posse do presidente 16-17 do RC Campinas Carlos Gomes, Cpo. José Mário Regina, o presidente relatou a satisfação de ver o nosso clube ser citado em várias ocasiões pelos presentes que ocuparam a tribuna naquela festiva, o que demonstra o grande apreço e respeito pelas nossas realizações e história no Rotarismo Campineiro.

Citou também que a comissão para indicação do presidente 17-18, composta pelos últimos 3 presidentes de nosso clube, Cpos. Eduardo, Bene e Wagner, já está em pleno funcionamento e consultará os companheiros sobre as indicações para os próximos anos rotários. Agradeceu e parabenizou nosso Cpo. Edson Couto pela gentileza e nobre ação de patrocinar o combustível e pedágios das vans que servirão de transporte para os alunos das escolas escolhidas para visitar o zoológico de Itatiba em 3 de setembro próximo.

O Cpo. Itamar deu início ao protocolo recepcionando os presentes e anunciando composição da mesa diretora, que teve, além do nosso presidente Cpo. Luiz d’Ávila ao centro, a Professora homenageada Bianca Santarosa à direita e nosso Cpo. Cristiano Santana à esquerda.

Ato contínuo, o presidente chamou nosso Cpo. Adir para que fizesse uso da palavra. Na oportunidade, foi comunicando o recebimento de e-mail por parte da comissão distrital de imagem pública, parabenizando nosso clube pela emissão do boletim informativo mensal, sob responsabilidade do Cpo. Adir, que aproveitou para informar que essa emissão será praxe nos próximos meses durante todo o ano rotário, finalizando com agradecimentos a todos do clube que colaboram para o sucesso de mais esta atividade do clube.

O presidente ofereceu a tribuna para breves considerações do ilustre visitante do RC de Lagarto, Sergipe, Cpo. José Railton, que na oportunidade informou que sua cidade possuí em torno de 125 mil habitantes localizando-se a 75 quilômetros da capital, Aracaju. Informou que seu distrito rotário é o 4390 e possui 54 clubes. Agradeceu pela recepção oferecida pelo clube e seus associados não só a ele, bem como ao seu convidado Sr. José Medeiros, convidando a todos para uma visita a seu estado e belas cidades que o compõe. Nosso presidente agradeceu pela visita complementando que certamente nossos companheiros farão visitas a Lagarto e ao clube de origem do visitante.

Após o saboroso jantar oferecido pelo Rota´s Buffet, nosso presidente anunciou a apresentação da intercambista do México patrocinada pelo Norte e recém-chegada ao Brasil, a jovem Wendy Bárcenas, que nos brindou com imagens de sua terra natal, familiares, hobbies e comidas típicas. Sua cidade natal é Cuernavaca, que fica no estado de Morelos e possui mais de 400 mil habitantes. Ao final, após calorosos aplausos de boas-vindas, nosso presidente agradeceu pela ótima apresentação e desejou que este seja o melhor ano da vida de nossa intercambista, o que, sem dúvida, será facilmente alcançado pelo carinho das famílias que a receberão e a ótima convivência com os associados do Norte, tendo sugerido que ela se apresente para trabalho voluntário nas diversas atividades e ações dos clubes de Campinas e entidades por eles ajudadas.

No companheirismo da noite, nosso Cpo. Henrique lembrou os aniversários da semana e em especial ao aniversariante do dia nosso Cpo. Arnaldo, desejando muitas felicidades a todos da família rotária hoje lembrados.

Chegando ao ponto culminante de nossa reunião, o presidente Luiz anunciou a merecida homenagem à professora e Diretora da ETEC Bento Quirino, Sra. Bianca Santarosa, solicitando ao intercambista Zey’yen, aluno recepcionado pelo Bento Quirino, que oferecesse uma canção típica do povo Maori, da Nova Zelândia. Em seguida Zey’yen cantou novamente com a letra traduzida para o português, sendo aplaudido com carinho ao final. O presidente agradeceu e lembrou que Zey’yen vem se revelando um excelente embaixador na Nova Zelândia, divulgando a cultura e tradições de seu povo, sempre com muita simpatia e participação nas ações e atividades propostas.

A seguir nosso presidente convidou o Cpo. Paulo Couto à tribuna para uma saudação especial a nossa homenageada, oportunidade em que apresentou um breve resumo da formação acadêmica e experiência profissional da professora Bianca, ressaltando o importante papel por ela desenvolvido junto à comunidade, com dedicação ímpar e valorização da educação em nosso pais, tão carente nesta área. Lembrou ser uma feliz oportunidade poder, em nome do clube e da Expro, entidade Rotária responsável pelo programa de intercâmbio em 2 distritos e 140 clubes, atendendo a mais de 100 estudantes a cada ano, agradecer a grande colaboração e parceria da ETEC Bento Quirino, aqui representado pela sua diretora, em promover a troca cultural e integração social aos intercambistas.

Nosso presidente agradeceu ao Cpo. Paulo pelas belas palavras, ressaltou o grande apoio da professora Bianca no acolhimento de nossos jovens, parabenizando-a pelo excelente trabalho à frente da ETEC Bento Quirino e entregando um certificado de agradecimento em nome do Campinas Norte e do Distrito 4590, fato que ensejou calorosa salva de palmas dos presentes.

Ao fazer uso da palavra, a homenageada, Prof. Diretora Bianca Santarosa, lembrou da época da fundação da entidade quando seu patrono, Bento Quirino de Souza, deixou em testamento mil contos de réis para que fosse fundado um instituto para meninos, e que o projeto do prédio sede do instituto foi realizado por Ramos de Azevedo. Finalizando agradeceu pela homenagem e lembrou que nesta parceria todos saem ganhando e a troca cultural entre alunos da escola e os intercambistas promove aprendizado e boa convivência, além de incentivar os jovens a procurar mais informações sobre os países de origem dos acolhidos no programa de Rotary, convidando a todos para que prestigiem os eventos em comemoração aos 100 anos de fundação da ETEC Bento Quirino, programados para o ano de 2017.

Ao final da reunião, nosso presidente Cpo. Luiz agradeceu mais uma vez as presenças de todos, convidando nossa homenageada e família a nos visitar em outras oportunidades. Informou sobre a próxima reunião do dia 10, onde aproveitaremos para atualizar informações sobre projetos da Fundação Rotária, e convocou os companheiros a participarem do Seminário de Desenvolvimento do Quadro Associativo – DQA, a ser realizado no próximo domingo dia 7, a partir das 08H30 na Unip de Limeira e que os companheiros Eduardo e Antônio já confirmaram presença e oferecem vagas nos respectivos carros para deslocamento até o evento. Nosso presidente também confirmou presença e lembrou que é meta distrital a participação de pelo menos 4 companheiros nestes seminários.

Para encerrar os trabalhos, o presidente solicitou a todos que, em pé, o acompanhassem na saudação à bandeira brasileira.