24/08/2016 Preparativa Passeio Cultural Pedagógico ZooParque Itatiba

 

Após a reflexão, que esteve a cargo do nosso Cpo. Jorge Vaz, a oitava reunião do Campinas Norte no ano rotário 16-17, teve início às 20h10 com o Cpo. Presidente Luiz d’Ávila solicitando a todos que o acompanhassem numa salva de palmas ao pavilhão nacional.

Na mesa diretora estiveram os companheiros Adir, à direita, e José Eduardo Matar à esquerda do nosso presidente. Atendendo ao convite do presidente o Cpo. Itamar deu início aos trabalhos de protocolo, dando as boas-vindas a todos e anunciando as efemérides da semana e o cardápio do jantar, encerrando com desejos de uma ótima reunião a todos.

O presidente Luiz agradeceu as presenças de todos, em especial dos nossos sócios honorários Jorge e Valmir, e comentou sobre a participação do Norte no evento “6ª. Noite Italiana” promovida pelo RC Campinas. Na oportunidade compareceram, além do presidente, os Cpos.

Carlos Martins e Edson Couto, todos acompanhados pelas esposas. O Cpo. Presidente parabenizou o Campinão pela organização do evento, realizado nas dependências do restaurante Macarronada Italiana, em Campinas, cuja arrecadação líquida foi doada para três entidades amparadas por aquele tradicional clube rotário de nossa cidade.

Ato contínuo o presidente 16-17, Cpo. Luiz d’Ávila, lembrou da palestra apresentada na ocasião da realização do PETS, que é o treinamento anualmente oferecido aos presidentes de clubes entrantes, cujo tema é muito atual e seria uma ótima oportunidade estendê-lo aos alunos das escolas hoje atendidas no âmbito do projeto de nosso clube, “Viagem ao Zoológico”. O tema tratado naquele evento rotário pelo palestrante Cláudio Moisés, envolve o combate ao uso de drogas e está baseado em um programa americano iniciado em 1983 naquele país. No Brasil foi iniciado em 1992 com a sigla PROERD e tem obtido ótimos resultados, principalmente pelo impacto junto aos jovens que assistem as explanações de policiais, que comparecem as escolas devidamente fardados. Após comentários e sugestões de vários companheiros, ficou definido que futuramente será analisada a viabilidade deste evento, na forma proposta pelo Cpo. Presidente.

O Presidente lembrou a todos que, conforme previsto no plano de ação, será realizado no feriado de 7 de setembro próximo, na antiga estrada do bonde em Joaquim Egídio, a “caminhada na roça”, em parceira com o Instituto Braile de Campinas. O evento terá início às 9h00 e todos devem agendar a participação para maior brilhantismo desta caminhada.

O Cpo. Augustinho ocupou a tribuna para as informações rotárias, tendo nos lembrado da importância do desenvolvimento do quadro associativo, DQA, para a própria perenidade dos clubes e de Rotary.

A seguir o Cpo. Presidente convidou o Cpo. Marcos Schainer, do RC Cambuí, que nos visitou rapidamente durante a reunião, para uso da palavra. O companheiro, falando como presidente da Associação dos Rotarianos de Campinas – ARC, no ano 16-17, fez breves comentários sobre as ações que vem sendo tomadas pela atual gestão e os resultados alcançados. Lembrou que tem visitado os clubes de Campinas e que, nesta oportunidade especificamente, comparecia para entregar o balancete da associação referente ao mês de julho próximo passado. Informou que já a partir do próximo mês, sempre preferencialmente até o dia 5, os balancetes serão disponibilizados em meio eletrônico, sendo enviados a cada clube por e-mail.

Finalizou agradecendo a oportunidade, reiterando aos clubes realizadores, como o Norte, que busquem viabilizar eventos que possibilitem a arrecadação de fundos a serem destinados a ARC, desejando uma ótima reunião a todos.

Após o excelente jantar oferecido pelo Rota’s Buffet, o Cpo. Presidente fez circular o balancete da ARC para conhecimento dos companheiros. Em seguida, iniciou as atualizações envolvendo ações e responsáveis para sucesso de nossa viagem ao zoológico, que neste ano será realizada no próximo dia 3 de setembro, sábado, nas instalações do Zooparque de Itatiba.
Antecipadamente agradeceu o esforço de cada companheiro do Norte, possibilitando que muitos patrocínios já estejam confirmados a pouco mais de uma semana deste evento. Vários insumos necessários já estão garantidos, como descartáveis(faltam apenas guardanapos), água, suco, gelo, caixas de papelão, caixas de isopor, maças, 6 vans para transporte, 4 ônibus além de patrocínios em valores, necessários para a contratação e aquisição de serviços e produtos. Nestes dias que antecedem ao evento, o presidente Luiz solicitou a costumeira atenção e envolvimento de todos na finalização das ações e encaminhamento de ações para a elaboração dos lanches e busca e transporte de itens para o local da visita. Finalizando este tópico, o presidente fez circular um mapa do Zooparque, com todas as atrações e sentido sugerido da visita, além do caminho até chegar ao local, que fica apouco mais de 30 km de Campinas, utilizando-se da rodovia D. Pedro.

Chegando ao final da reunião, o presidente informou que a partir deste mês retomaremos a premiação mensal para companheiros 100% de frequência, sendo que, nesta reunião, seria sorteado entre estes companheiros que alcançaram o índice em julho passado, um chaveiro e uma caneta ornamentados com a Roda Rotária. Passou então a palavra ao primeiro secretário Eduardo para a realização do sorteio. O Cpo. Secretário ressaltou o ótimo índice de frequência do clube no referido mês e conclamou aos companheiros para que seja mantida a tradição de ótimos índices de frequência do Norte. Realizado o sorteio, foram contemplados o Cpo. Ângelo, com uma caneta esferográfica, e nosso Cpo. Ebenezer, com um chaveiro. O presidente parabenizou os premiados e se mostrou confiante na manutenção dos altos índices de frequência neste ano rotário.

Encerrando a reunião, o presidente Luiz solicitou a todos que, em pé, saudassem a bandeira brasileira.