14/09/2016 Palestra Navegações Portuguesas parte 1 - Wagner de Oliveira

 

Nossa décima reunião do ano rotário 16-17 teve início às 20h00 com o momento de reflexão a cargo do Cpo. Augustinho.

Após a reflexão, o Cpo. Presidente Luiz d’Ávila, solicitou a todos que o acompanhassem numa salva de palmas ao pavilhão nacional, declarando aberta esta reunião.

Na mesa diretora estiveram os companheiros Wagner, à direita, e Edson Couto à esquerda do nosso presidente.

Atendendo ao convite do presidente, o Cpo. Itamar deu início aos trabalhos de protocolo, dando as boas-vindas a todos e anunciando as efemérides da semana e o cardápio do jantar, encerrando com desejos de uma ótima reunião a todos.

O presidente Luiz, após recepcionar a todos a mais uma reunião ordinária do Campinas Norte, fez um relato do nosso projeto cultural-pedagógico de visita ao zoológico, ocorrido no último dia 3 de setembro próximo passado. Ressaltou o grande envolvimento do clube, dos patrocinadores, da família rotária do Norte e dos intercambistas. Lembrou da ansiedade dos envolvidos pela novidade na escolha do local, Zooparque de Itatiba, em substituição ao zoo de São Paulo, visitado pelo clube a mais de 40 anos.

Neste ano o projeto atendeu a 241 crianças das escolas municipais da periferia de Campinas, e foi um sábado especial onde tudo colaborou para o sucesso do passeio. Alguns aprendizados já foram listados, e servirão para melhoria contínua deste que é um projeto premiado pelo Distrito 4590 e de muita aceitação pelas crianças e educadores, pois tem seu fechamento com a elaboração de redações sobre o dia no zoo pelos alunos, e a premiação, neste ano, das 4 melhores redações em jantar festivo no clube, onde comparecem os alunos, familiares, educadores e patrocinadores. Neste ano, este evento está programado para o dia 5 de outubro próximo.

O presidente então, passou a palavra para nosso primeiro tesoureiro, Cpo. Roberto, que realizou breve explanação sobre o resultado financeiro do evento, informando que o saldo positivo será utilizado para custeio dos jantares e ornamentação para a reunião da premiação e nas futuras edições do projeto. Em seguida o Cpo. Luiz teceu comentários sobre e-mail recebido por parte do presidente da Associação dos Rotarianos de Campinas, envolvendo as condições em que se encontrava o salão térreo da sede, após o Norte tê-la utilizado no sábado pela manhã, para confecção dos lanches para as crianças. Tal reclamação partiu de usuários que estiveram, na tarde de sábado, na sede da ARC para a reunião quinzenal do Rotaract.

O Cpo. Carlos Martins lamentou o ocorrido e a forma como o Norte foi reprendido. Também o Cpo. Eduardo citou que ele e o Cpo. Fernando Coppo foram os últimos a deixar a sede naquela manhã e tiveram o cuidado de recolher todo o lixo e separar algumas caixas de papelão para que o Sr. Alaor decidisse sobre seu uso ou encaminhamento para reciclagem. Lembrou que as mesas e cadeiras foram deixadas tal como encontradas e que os companheiros do Norte utilizam este salão a anos e nunca houveram reclamações. Lamentou o fato de não termos sidos comunicados da necessidade de se “arrumar” o salão para os usuários da tarde, pois certamente teriam colaborado para solução dos pontos que serviram de motivo para a reclamação. O Cpo. Eduardo finalizou dizendo que, infelizmente, a falta de comunicação, ocasionou injusta repreensão aos associados do Norte. Ano que vem faremos melhor com certeza.

Finalizando, o presidente fez uma consulta aos associados, arguindo aos presentes quanto a aprovação do zooparque de Itatiba como novo destino da visita para as próximas edições, o que resultou em aprovação por unanimidade.

O presidente informou que após negociações com o restaurante Rosário, chegou a um acordo para a realização o nosso jantar em homenagem aos pais. Lembrou que devido a agenda do clube, principalmente voltada a realização do projeto zoológico, levou a postergação deste evento que agora foi confirmado para o dia 19 de outubro, quarta-feira, ás 19h30, no Rosário, tradicional e muito bem avaliado restaurante de nossa cidade. O valor para os associados já está coberto pelo orçamento e os acompanhantes e cônjuges pagarão R$ 60,00 reais(não incluídas bebidas, mas sem cobrança de rolha) por um menu especial que incluirá para escolha dos participantes filet mignon, massa, bacalhau e frango, além de saladas e acompanhamentos.

Após comentários e sugestões dos companheiros Gibson e Arnaldo, o presidente externou sua satisfação com a realização deste jantar e conclamou a todos que compareçam para o tradicional brilhantismo desta comemoração junto a família rotária.

O primeiro secretário Eduardo ocupou a tribuna para reforçar aos companheiros que a revista rotária deste mês de setembro já está à disposição na bancada de entrada. Demonstrou sua satisfação com os altos índices de frequência alcançados pelo Norte nos dois primeiros meses o ano rotário 16-17, mantenho a média próxima dos 90%. Ressaltou que no mês de agosto 18 companheiros obtiveram 100% de frequência o que levou o índice a 89,76%. Solicitou então que nosso diretor de companheirismo, Cpo. Henrique, realizasse o sorteio de um brinde envolvendo esses associados tendo sido presenteado o Cpo. Mauro Gibson com um lindo chaveiro ornamentado com a Roda Rotária. Feliz coincidência na semana em que nosso companheiro comemorou mais um aniversário no último dia 11 de setembro.

A seguir, o Cpo. Henrique ocupou a tribuna para o companheirismo da noite, anunciando as datas de aniversário da família rotária e aproveitando para justificar a ausência de nosso companheiro Edwards Demarco devido a uma pequena cirurgia em um dos ouvidos, cuja recuperação está em franca evolução. Desejou pronto restabelecimento ao Cpo. Demarco e breve retorno ao nosso convívio. Parabenizou mais uma vez a grande participação dos intercambistas do nosso clube nas atividades do projeto do passeio ao zoológico, quando não só auxiliaram no preparo dos lanches, bem como na distribuição para as crianças no sábado em Itatiba.

Nosso sócio honorário Valmir Demarco, fez uso da palavra para comunicar, com grande pesar, o falecimento do Sr. Sílvio José Barana de Almeida, funcionário da empresa TRANSO, grande incentivador de nosso projeto de visita ao zoológico com grande atuação para viabilizar patrocínios valorosos para o sucesso do projeto nos últimos anos. Nosso presidente Cpo. Luiz d’Ávila, em nome de todos os associados do Norte, externou nosso profundo pesar, solicitando ao Valmir que faça chegar aos familiares e amigos do saudoso Sílvio, nossos mais sinceros sentimentos pela irreparável perda.

Ato contínuo, o presidente anunciou a palestra do nosso Cpo. Wagner, ponto culminante desta reunião, quando nos brindou com a primeira parte da abordagem das Navegações Portuguesas. O silêncio no salão e atenção dos companheiros para com a narrativa entusiasmada do Cpo. Wagner comprovaram o quanto o tema cativou os presentes, nos levando a uma viagem no tempo e ao pleno entendimento do que foram os tempos anteriores e o início da saga dos grandes descobrimentos. Ao encerrar esta primeira parte, nosso ilustre palestrante foi homenageado com uma efusiva salva de palmas.

Chegando ao final da reunião, o presidente agradeceu e todos, em especial àqueles que auxiliaram na condução dos trabalhos, ao nosso palestrante Wagner, ao sócio honorário Valmir, aos rotarianos visitantes Rafael Bressane e Patrícia Forte, do RC Campinas Carlos Gomes, e dos convidados José Hugo e José Floro, ambos ex-companheiros de nosso clube que nesta data nos honraram com sua visita. Informou que na próxima reunião, do dia 21 de setembro, teremos a segunda parte da palestra sobre Navegações Portuguesas e no dia 28 a apresentação de professores de dança da Unicamp em nossa reunião, quando teremos a oportunidade de também aprender e praticar com os ensinamentos destes profissionais, daí a importância das presenças dos cônjuges.

Encerrando a reunião, o presidente Cpo. Luiz, solicitou a todos que, em pé, saudássemos a bandeira brasileira com uma salva de palmas.