21/09/2016 Palestra Navegações Portuguesas parte 2 - Wagner de Oliveira

 

Com o momento de reflexão a cargo de nossa companheira Priscilla, nossa reunião teve início as 20h05 quando o Cpo. Presidente Luiz d’Ávila solicitou a todos que o acompanhassem em uma calorosa salva de palmas em homenagem ao pavilhão nacional.

A mesa diretora foi composta pelos companheiros Paulo Couto, à direita, e Jayme à esquerda do nosso presidente. O presidente convidou o Cpo. Itamar para início dos trabalhos de protocolo, quando foram dadas boas-vindas a todos e anunciadas as principais datas comemorativas da semana, encerrando com desejos de um bom jantar e uma ótima reunião a todos.

Após recepcionar a todos nesta reunião do Norte, nosso presidente 16-17 comunicou que, por ocasião do aniversário natalício de Endira, viúva de nosso saudoso companheiro Pank, manteve contato telefônico onde externou, em nome dos associados de nosso clube, votos de felicidades e saúde a cônjuge de tão ilustre companheiro, convidando-a na oportunidade, a comparecer a celebração da palavra em homenagem aos companheiros falecidos de nosso clube, programada para o dia 26 de outubro próximo futuro, na sede da ARC, onde regularmente realizamos nossas reuniões.

O presidente fez uma saudação especial ao Sr. Clauber que, pela primeira vez, visita um clube rotário, desejando-lhe que nossa reunião seja a porta de entrada para muitas outras atividades em Rotary.

Nosso Cpo. Paulo Couto fez uso da palavra para comunicar que neste próximo final de semana, ocorrerá na sede dos patrulheiros de Campinas, a tradicional Feira das Nações, evento que envolve intercambistas dos dois distritos rotários abrangidos pela Expro. Aproveitou para solicitar àqueles companheiros que possam receber jovens em sua residência para pernoite entre o sábado(24) e o domingo(25), que procurem o Cpo. Henrique, oficial de intercâmbio de nosso clube, para as providências necessárias.

O presidente então, passou a palavra para nossa companheira Priscilla que, ao ocupar a tribuna, informou sobre sua solicitação de afastamento por seis meses das atividades do clube, com início já em outubro, se estendendo até o final do mês de março de 2017. Tal solicitação se justifica pela necessidade de viagem ao exterior para a realização de curso em sua área de atuação. Comunicou ainda que, no âmbito do projeto Sopro de Vida, a coordenação passará a ser exercida pelo Cpo. Gariba que continuará contando com a colaboração dos demais membros, a saber, Cpos. Roberto e Itamar.

O Cpo. Presidente, ao desejar muito sucesso a companheira Priscilla nesta nova etapa de sua vida profissional, lembrou o grande apreço de todos os companheiros para com a companheira, esperando sua volta as atividades do Norte tão logo termine seu curso. Aproveitou para desejar sucesso ao Cpo. Gariba na nova função assumida no projeto mencionado.

Atendendo a convocação do presidente, nosso companheiro Augustinho fez uso da palavra para as informações rotárias, quando brilhantemente, ao fazer um paralelo entre Rotary e uma escola, onde mestres e alunos aprendem com as experiências do mundo todo, lembrou as 3 principais tarefas em Rotary: 1 – Dar visibilidade as realizações do clube, distrito e RI, 2 – Promover a integração da família rotária, e 3 – Mobilizar o quadro associativo na ações e atividades do clube.

Ato contínuo, nosso Cpo. Secretário Eduardo, ao ocupar a tribuna, lembrou aos companheiros que está prevista a realização do seminário de meio ambiente na cidade de Holambra, no próximo dia 9 de outubro, conclamando a todos que procurem agendar esta data para participação neste tradicional evento do distrito. Informou que na mesma data ocorrerá uma assembleia geral extraordinária da Associação dos Rotary Clubs do Distrito 4590, quando serão colocadas em votação as alterações de duas cláusulas de seu estatuto. Após a leitura dos pontos a serem votados, comunicou que nosso presidente ou representante legal do clube deverá estar presente para exercer o direito ao voto. Encerrando, comunicou que a secretaria já está efetuando o acompanhamento das metas distritais 16-17 e que em reunião do próximo mês de novembro, será apresentado um primeiro resumo das realizações de nosso clube.

Após o excelente jantar oferecido pelo buffet Rota´s, nosso companheiro Edson Couto, segundo diretor de companheirismo, anunciou os nomes dos aniversariantes da semana solicitando uma salva de palmas para estes felizes membros da família rotária do Campinas Norte.

Chegado o momento culminante da reunião, nosso presidente Cpo. Luiz anunciou a segunda parte da palestra abordando as Grandes Navegações Portuguesas sob a batuta de nosso ilustre companheiro Prof. Wagner dos Santos Oliveira. Após o término de brilhante viagem no tempo onde foram apresentados detalhes e fatos pitorescos jamais imaginados pela platéia, o presidente agradeceu ao companheiro Wagner, entregando-lhe um certificado para marcar este dia tão especial para nosso clube, sendo acompanhado a seguir em uma grande salva de palmas em agradecimento ao palestrante.

Chegando ao término da reunião, o presidente lembrou que em nossa reunião da próxima semana, no dia 28 de setembro, haverá a comemoração dos aniversariantes do mês, quando receberemos 3 casais de dançarinos da Unicamp que, além de nos brindar com sua refinada técnica, nos proporcionará praticar vários ritmos guiados pelos mestres. Conclamou a todos que venham acompanhados dos cônjuges para maior brilhantismo da noite. O Cpo. Gibson lembrou que a dança já faz parte de nossa rotina de longa data, principalmente com as nossas “meninas” dançarinas do grupo carinhosamente chamado de “As Vaidosas” que, em um trabalho voluntário e de doação para as entidades assistidas pelo Norte, em muito alegraram nossos bailes dos anos dourados com sua coreografia e alegria impecáveis.