09/11/2016 Palestra Energia Fotovoltaica - Paulo Assis

 

Nossa reunião teve início às 20h05 com a reflexão da noite à cargo do Cpo. Ângelo. Ato contínuo nosso presidente Cpo. Luiz d’Ávila solicitou a todos uma salva de palmas em homenagem ao pavilhão nacional dando por aberta mais esta reunião ordinária do Campinas Norte.

Além do presidente, a mesa diretora contou com os companheiros Paulo Assis à direita e Arnaldo Suffi, à esquerda.

Nosso presidente deu as boas-vindas a todos, enaltecendo a grande participação dos companheiros no último sábado na sede de campo do clube Cultura, onde ocorreu mais uma edição da tradicional Noite Alemã, promovida pela ASFAR Campinas com intuito de angariar fundos para aquisição e manutenção de cadeiras de rodas.

Ao ocupar a tribuna, o Cpo. Adir comentou sobre o andamento de várias ações de nosso clube visando auxiliar na captação de fundos para ao Centro Louis Braille. Em especial lembrou os companheiros que, para este fim, foi proposto o jantar dançante no Restaurante Macarronada Italiana de Vinhedo, evento que ocorrerá em 25 de março de 2017. O objetivo será utilizar o montante arrecadado em pequenas ações e projetos de melhorias para as necessidades apontadas pelos dirigentes daquela entidade beneficente, evitando-se a doação de dinheiro em espécie.

Após mencionar várias outras iniciativas possíveis de serem realizadas, conclamou a todos que se prontifiquem a fazer parte deste grupo, apresentando sugestões e auxiliando nas tarefas. O presidente sugeriu seguirmos o mesmo formato utilizado pelo “Campinão” em evento realizado neste semestre na Macarronada Italiana de Campinas. Nosso ilustre companheiro Major Donnor Edwards Demarco, fez uso da palavra para ressaltar seu constante apoio ao Braille e que desconhecia a atual fase citada pelos companheiros e quais as reais dificuldades por que passa aquela instituição.

Nosso companheiro Adir, também atualizou as informações sobre os preparativos para o Rotary em Ação 2017, a ser realizado no dia 19 de março, solicitando aos interessados para que participem das reuniões e façam parte da equipe encarregada em buscar os patrocínios, apoios institucionais e negociações com órgãos públicos visando a garantia do sucesso neste evento. Lembrou que devido à crise econômica por que passam empresas e governos, será mais desafiador buscar estas parcerias, daí a grande necessidade de inovações e envolvimento da comunidade campineira.

O presidente colocou para apreciação dos presentes a proposta de transferirmos a reunião do próximo dia 23 para dia 24, quinta-feira, onde participaríamos de reunião conjunta com o Cambuí e Sul. Na oportunidade, além de podermos assistir a palestra envolvendo a Fundação Rotária, à cargo do EX DIRETOR DE ROTARY INTERNATIONAL, LUIZ COELHO de OLIVEIRA – Governador 92/93, do Rotary Club de Limeira Leste , estaríamos cumprindo meta distrital. A proposta foi aprovada por unanimidade e nossa reunião do dia 23/11 esta transferida para a reunião conjunta do dia 24(quinta-feira), aqui mesmo na sede própria da ARC.

Com isto, na próxima reunião do dia 16/11, teremos a votação de duas propostas de novos associados e a apresentação do acompanhamento das metas distritais 16-17. Nosso presidente enviará um resumo do curriculum de cada candidato antes da próxima reunião.

Logo após o delicioso jantar preparado pelo Rotas Buffet, o presidente solicitou que o secretário ocupasse a tribuna para as informações da reunião. O Cpo. Eduardo comunicou a todos sobre o recebimento de e-mail de nosso querido Sócio Fundador, Sr. Augusto Nadalutti, onde informava que havia sofrido acidente doméstico e fraturado o fêmur, mas já em franco restabelecimento, e tecia alguns comentários sobre a homenagem que o Norte lhe ofereceu na festiva de aniversário de 55 anos, ocorrida em julho de 2013. Lembrou das palavras proferidas pela sua sobrinha e esposa do nosso sócio honorário Jorge Pereira e das lembranças dos tempos de associado de nosso clube. Reforçou seu agradecimento pela homenagem e pelas lindas palavras de Marilene. O Cpo. Presidente já respondeu ao nosso sócio fundador e agora faço este comunicado dando conhecimento a todos os associados presentes na reunião.

Em seguida o secretário realizou sorteio de um brinde dentre os 17 companheiros 100% de frequência no mês de setembro, sendo agraciado o Cpo. Arnaldo com um lindo chaveiro ornamentado com a roda rotária.

O Cpo. Presidente lembrou que na mesa diretora desta noite temos o nosso futuro presidente 17-18, Cpo. Arnaldo Hercules Suffi, que tem até o final deste mês de novembro para indicar os nomes dos futuros primeiros secretário e tesoureiro, para cumprimento da meta distrital.
Chegando ao ponto alto de nossa reunião, nosso presidente apresentou o palestrante da noite, o Cpo. Paulo Assis, para nos brindar com o tema “Energia Fotovoltaica”.

Nosso companheiro, que é Engenheiro Eletricista pelo Inatel, brindou os presentes com uma brilhante abordagem desta tecnologia de geração de energia limpa, que muito tem crescido em nosso país e no mundo. Ao término da explanação, onde pudemos conhecer as vantagens deste sistema, suas características, custos estimados para potência instalada requerida pelos clientes e um panorama mundial de seu crescimento, Paulo foi aplaudido com muito entusiasmo pelos presentes. O presidente Luiz agradeceu ao Paulo pela ótima apresentação de assunto tão atual e de interesse geral.

Ao ocupar a tribuna, nosso companheiro Henrique iniciou os trabalhos de companheirismo cumprimentando os aniversariantes da semana e enumerando os Cpos. Que estiveram na festa da ASFAR no dia 5/11, quais sejam, Adir, Augustinho, Antônio, Ebenezer, Eduardo, Jayme, Jorge Vaz, Luiz d’Ávila e Coppo, todos acompanhados pelos cônjuges, além do Cpo. Gariba com seu filho e Cpo. Gibson com a esposa, filha e genro, além de outros familiares.

Ao final dos trabalhos o presidente, Cpo. Luiz d’Ávila, agradeceu a todos que o auxiliaram no transcorrer da reunião e reforçou o convite para estarmos juntos na próxima quarta-feira quando faremos as votações para as solicitações de dois novos associados. Encerrando a reunião solicitou a todos que, em pé, aplaudissem a bandeira Brasileira.