07/12/2016 Preparativa da Festiva de Natal

 

Com início às 20H10, nossa reunião contou com o Cpo. Clalber na reflexão da noite. O presidente 16-17, Cpo. Luiz d’Ávila, deu por aberta a reunião solicitando a todos uma calorosa salva de palmas em honra a bandeira brasileira.

Na mesa da presidência contamos com as presenças do Cpo. Marcos Schainer, do RC Campinas Cambuí e presidente da Associação dos Rotarianos de Campinas – ARC e do nosso companheiro Jayme Amaral.

O Cpo. Itamar iniciou os trabalhos de protocolo dando as boas-vindas aos presentes, anunciando os componentes da mesa diretora e nos lembrando das principais datas comemorativas da semana.

O presidente agradeceu as presenças dos sócios honorários, convidada e visitantes, em especial dos Cpos. Marcos e Telmo, justificando as ausências de alguns companheiros na data de hoje.

Informou que já foram vendidas todas as 135 caixas de panetones da campanha de arrecadação distrital para a ABTRF e que ainda foram solicitadas mais 50 caixas recentemente encomendadas por empresa de seu relacionamento. O distrito verificará a possibilidade de nos atender nesta nova demanda.

Quanto ao projeto de subsídio distrital “Sopro de Vida”, nosso presidente comentou que o Cpo. Felix traduzirá o conteúdo explicativo dos objetivos do projeto para o alemão, visando maior facilidade de distribuição entre clubes daquele pais e possíveis adesões para patrocinar este importante projeto do Norte. Nossa ex-companheira de clube, Cristiane Pelissari, também efetuará a tradução do mesmo texto para o inglês, possibilitando alcançarmos maior visibilidade e possível adesão do clube por ela visitado nos Estados Unidos, ao nosso projeto. O Cpo. Luiz também informou que nosso novo associado, Cpo. Clalber Ferreira, em poucos dias de Rotary já aderiu à campanha do seguro solidário, possibilitando maior captação de recursos para a Fundação Rotária, aproveitando para solicitar empenho de todos para maior sucesso desta iniciativa do distrito.

O Presidente então, passou a palavra para o Cpo. Marcos Schainer para suas considerações a respeito da atual e futura situação da ARC. Nosso visitante fez minuciosa explanação sobre as atividades da associação, ações emergenciais necessárias, gastos realizados, reuniões com presidentes dos clubes de Campinas e com o condomínio do prédio onde se encontra instalada a sede, respondendo as dúvidas dos companheiros quando necessário, incluindo o questionamento do Cpo. Gariba sobre a possível “carta branca” que os clubes estariam passando a ARC para definição de quais obras seriam realizadas e consequente rateio de custos entre os clubes.

Após o jantar, o debate sobre as futuras ações da ARC continuou, com seu presidente reforçando a sistemática implantada de colher pelo menos 3 orçamentos para serviços ou materiais com valor acima de R$ 200,00, sempre dando preferência às empresas de Rotarianos que apresentem o melhor preço entre os cotados.

O presidente Cpo. Luiz lembrou que sua promessa de auxiliar na implantação de sítio na internet para a ARC ainda está em pé e que estará conversando com outros companheiros dos demais clubes para início do projeto.

Nosso Cpo. Wagner fez uso da palavra lembrando que, para uma comparação mais apropriada entre os orçamentos apresentados, seria necessário que a ARC desenvolvesse um “memorial descritivo” para cada serviço ou material, estabelecendo padrões, qualidade dos materiais, prazos e especificações técnicas com lastro nas normas brasileiras, além de descritivo pormenorizado das obrigações das partes.

Da mesma forma o Cpo. Gibson lembrou que a disponibilização der plano de longo prazo com todas as obras previstas, seus respectivos custos e prazo de execução e de pagamento junto aos clubes, facilitaria em demasia o entendimento das intenções da atual diretoria e, consequentemente, a definição pelos clubes de qual seria a melhor forma de contribuição de seus associados, dentro da capacidade orçamentária e disponibilidade financeira dos associados.

O presidente da ARC, comentou que as melhorias na sede deverão ser realizadas em fases, dentro da capacidade de pagamento dos 185 associados, que participariam do rateio dos gastos em longo prazo, por 24 meses, por exemplo.

Nosso Cpo. Bene, ao fazer uso da palavra, lembrou que mesmo os contratados devem seguir as normas e leis brasileiras, devendo a ARC se atentar para estes fatos e prover fiscalização para garantia do seu efetivo cumprimento. O Cpo. Marcos lembrou que vários companheiros, integrantes ou não da atual diretoria, já fornecem gratuitamente consultoria a ARC e que se sente tranquilho neste ponto, pois são profissionais renomados e com grande experiência nas áreas envolvidas.

Não havendo mais perguntas, o presidente Cpo. Luiz agradeceu as presenças dos companheiros Marcos e Telmo, solicitando uma salva de palmas em agradecimento e homenagem aos visitantes. O presidente da ARC se prontificou a comparecer novamente ao clube caso se façam necessários maiores esclarecimentos sobre esta nova sistemática adotada pela ARC, se retirando a seguir.


O Cpo. Jorge Vaz se encarregou do companheirismo da noite, cumprimentando a todos os aniversariantes da família rotária, convidando a todos para a inauguração de nova loja de bolos em Sousas, na próxima sexta-feira, dia 9 de dezembro, à partir das 9H00. Informou que a loja estará aberta durante todo o dia e que espera os companheiros para um café com bolo e muito companheirismo.

O presidente Cpo. Luiz d’Ávila leu carta encaminhada pelo nosso querido associado Cpo. Floriano Arruda, onde é solicitado desligamento do clube devido a problemas particulares, à partir de 1º. de janeiro próximo futuro. Lembrou que nosso companheiro Floriano se encontra licenciado atualmente para tratamento médico e que deverá estar conosco na próxima reunião em comemoração ao Natal, quando poderemos aprofundar esta questão.

Chegando a parte derradeira da reunião, o presidente, Cpo. Luiz, convidou a família rotária do Norte para nossa festiva de Natal, na próxima quarta-feira dia 14, aqui mesmo na sede da Associação dos Rotarianos de Campinas, confirmando presenças via zapzap ou email no grupo do clube ou diretamente ao Cpo. Itamar, 1º. Protocolo.

Chegando ao final da reunião, o presidente, Cpo. Luiz d’Ávila, agradeceu aos que auxiliaram nos trabalhos da noite, solicitando a todos que, em pé, aplaudissem o Pavilhão Nacional, dando por encerrada mais esta reunião ordinária do RC Campinas Norte, no ano rotário 2016-2017.