25/01/2017 Comemoração dos Aniversariantes do Mês com Familiares

 

Nossa terceira reunião ordinária de 2017, realizada no salão térreo da sede da Associação dos Rotarianos de Campinas foi iniciada as 20H05 com o momento de reflexão a cargo do Cpo. Ademar.

Ato contínuo nosso presidente 16/17, Cpo. Luiz d’Ávila, abriu a reunião solicitando a todos que o acompanhassem na homenagem ao pavilhão nacional.

Os companheiros Gov. Paulo Motta, associado do RC Campinas Sul, à direta, e José Eduardo Matar, à esquerda, estiveram na mesa diretora juntamente com o presidente Luiz.

O Cpo. Itamar, nos trabalhos de protocolo, recepcionou a todos, e em especial o Gov. 2012/2013 Paulo Celso Motta, sócio honorário, visitantes, convidados e cônjuges presentes. Registrou também com muita alegria a visita do Cpo. Alfredo Mentes Niro, do RC Majadahonda na Espanha e entusiasta dom projeto zoológico, tendo nos ajudado em várias oportunidades.

Em seguida, o presidente deu boas vindas a todos e teceu comentários sobre o projeto de nosso clube que transportará membros do instituto Braille para visitação a Pinacoteca do estado, em São Paulo. A entidade CIS Guanabara, ligada a Unicamp, providenciará o transporte e nosso clube os lanches para os 10 participantes que visitarão a pinacoteca no dia 22 de fevereiro. A CIS Guanabara também sugeriu a realização de uma oficina de artes com participação de 20 membro do Instituto Braille. O presidente sugeriu que a verba necessária seja obtida do montante a ser arrecadado com a realização do macarrão dançante, em março próximo. Ele se comprometeu a passar detalhes do assunto aos associados do Norte para os devidos encaminhamentos.

Nosso Cpo. Wagner ocupou a tribuna para comentar, como já havia feito em outra oportunidade, a necessidade especificação técnica que norteie as obras do salão principal da sede da Associação dos Rotarianos de Campinas, já iniciados, bem como demais iniciativas que venham a ser aprovadas em assembleia dos associados. Informou que a pedido recente do presidente da ARC, Cpo. Marcos Schainer, elaborou e enviou especificação padrão que poderá auxiliar nas especificações específicas de cada obra. Lembrou que, pelas primeiras impressões sobre as condições do concreto armado(laje) do teto do salão principal, poderia se estudar apenas a pintura do mesmo, como alternativa a proposta de instalação de novo teto em madeira ou outro material(antichama e antirruído), proporcionando redução significativa nos custos totais da reforma.

O presidente então, com apoio do Cpo. Antônio, atualizou as informações sobre o projeto hepatite zero, informando que já houve contato com o Cpo. Eduardo Nasser, do RC Campinas, para definição da melhor data e local para este evento.

Sobre o projeto sopro de vida, o Cpo. Paulo Couto informou que o Cpo. Alfredo se ofereceu para entregar cópia do projeto aos clubes espanhóis para possível coparticipação com nosso clube.

O Cpo. Adir relatou a difícil etapa por que passa nosso projeto de saneamento básico, devido principalmente a redução da quantidade de projetos atendidos e dos valores a serem distribuídos pelo Distrito 4590 neste ano rotário. O Gov. 12-13, Cpo. Paulo Motta, explicou que ajustes no orçamento provocaram esta redução, inicialmente prevista para atendimento de até 15 projetos com valores de R$ 10 mil.

Nosso visitante, Cpo. Alfredo, fez uso da palavra para agradecer a acolhida costumeira de nosso clube, revelando seu apreço pela amizade e companheirismo sempre presentes. Informou com alegria a fundação de Rotaract em seu clube na Espanha e que estará, inclusive, assumindo a presidência no ano rotário 2018/2019.

O presidente Cpo. Luiz d’Ávila, retribuiu as palavras do Cpo. Alfredo reafirmando a grande amizade que nos une, desejando-lhe uma ótima presidência e que nos visite sempre que em viajem a nossa cidade.

O presidente, ao comentar a previsão do plano de ação para reunião externa no próximo dia 15 de fevereiro, sugeriu que a realizemos nas instalações do Instituto Braile. Propôs que se façam as verificações necessárias para sua realização e provável confirmação na próxima reunião. Aproveitou para lembrar que no dia 11 de fevereiro próximo, realizaremos o 2ª. Edição do Passeio Ciclístico “Bike na Roça” com os membros do Instituto Braile, na antiga estrada do bonde em Joaquim Egídio.

Nosso Cpo. Edson Couto ocupou a tribuna para o companheirismo da noite, anunciando os nomes dos aniversariantes do mês. Solicitou uma salva de palmas em homenagem a todos os citados e em seguida foi servido o tradicional bolo, fornecido pela empresa do Cpo. Jorge Vaz, acompanhado de sorvete.

Nosso Governador 2012-2013, Cpo. Paulo Motta, fez uso da palavra ressaltando sua alegria em rever os companheiros do Norte e poder cumprimentar nosso Cpo. Major Donnor, Edwards de Oliveira Demarco, pela significativa contribuição aos projetos de Rotary. Lembrou ainda o Governador, que no ano de sua governadoria foi encaminhada a indicação do Cpo. Demarco para receber o reconhecimento de RI “Dar de Si Antes de Pensar em Si” e de sua alegria quando o seu nome foi anunciado como um dos 150 agraciados dentre todos os países onde Rotary se faz presente. Parabenizou nosso companheiro Demarco pela doação de US$ 50,000.00 ao projeto “Sopro de Vida”, em prol da aquisição de equipamentos para a maternidade de Campinas.
Nosso presidente Cpo. Luiz reforçou a importância do Cpo. Demarco em nosso clube, como exemplo de rotariano e pela sua incansável dedicação em prol das entidades beneficentes de nossa cidade, parabenizando-o mais uma vez pelo seu envolvimento e doação ao projeto, sendo então acompanhado por todos em uma grande salva de palmas em homenagem ao Cpo. Edwards Demarco.

Chegando ao final da reunião, o presidente agradeceu a todos que o auxiliaram nos trabalhos e aos convidados presentes, encerrando a reunião com um pedido para que todos, em pé, homenageassem a bandeira brasileira com uma calorosa salva de palmas.