08/03/2017 Homenagem ao dia da Mulher

 

A reunião teve seu início às 20H05 com o companheiro Antonio Vieira Jr na reflexão da noite e, em seguida, com a solicitação do presidente Luiz d’Ávila para que todos o acompanhassem em uma salva de palmas em homenagem ao pavilhão nacional.

Na mesa principal contamos com o presidente Luiz e sua esposa Teresa Maria Amoroso Lima Ribas d’Ávila, a homenageada da noite, Sra. Silvia Rosana Villas Bôas, e o casal Cristiane e Mauricio Pelissari, do RC Cosmópolis.

Ao iniciar os serviços de protocolo, o Cpo. Itamar leu um belo texto em homenagem ao dia internacional da mulher, hoje comemorado. Na sequência deu as tradicionais boas-vindas a todos e lembrou as datas mais importantes desta semana que se inicia, desejando uma ótima reunião a todos.

Nosso presidente 2016-2017, companheiro Luiz d’Ávila, iniciou homenageando as mulheres pelo seu dia e agradeceu a presença especial de nossa homenageada da noite, Sra. Silvia Villas Bôas. Lembrou que neste ano rotário temos realizado palestras conectadas à proposta de Rotary para tema de cada mês, sendo que em sua quase totalidade, foram apresentadas por mulheres, reafirmando a vocação do clube em prestigiar aquelas que fazem a diferença nos diversos campos em que atuam. No caso de nossa homenageada, o trabalho voluntário se dá junto aos deficientes visuais, ministrando cursos de massoterapia.

Aproveitou para informar da realização, nesta tarde, da primeira atividade conjunta de treinamento com o GIS-Guanabara e o Centro Braille, lembrando que as fotos do evento já foram lançadas no facebook do clube, pelo Cpo. Adir.

O presidente passou a palavra para nosso Cpo. Mauro Gibson que atualizou informações a respeito do projeto Sopro de Vida. Após explicar e demonstrar com fatos e em cronogramas as vantagens para estabelecermos uma data limite para fechamento do projeto, propôs aos associados do Norte, e foi aprovada, a data de 17 de março próxima, como o limite para recebimento de novos patrocínios e doações por parte dos clubes e distritos rotários. Com isto teremos uma posição realista do número de equipamentos a serem adquiridos, com os montantes arrecadados até 17 de março, possibilitando o cumprimento dos próximos passos, com provável encerramento ainda neste ano rotário de 2016-2017.

O Cpo. Roberto complementou informando que a maternidade de Campinas já disparou processo de coleta de orçamentos com três fornecedores para os equipamentos do projeto. Até esta data já temos 67 mil dólares e outros 15 mil poderão vir a ser agregados, levando a aquisição de no mínimo 6 com possibilidade de chegar a 8 equipamentos para a unidade neonatal daquela instituição. A equipe responsável pelo projeto efetuará todas as ações e providências para o andamento do projeto e sua finalização nos prazos previstos.

Ao término do jantar, ao ocupar a tribuna, nosso companheiro Adir atualizou as informações sobre o projeto Fossa Séptica, incluído no tema “Recursos Hídricos e Saneamento Básico” da ABTRF. A proposta já foi encaminhada ao distrito antes mesmo do prazo previsto e até julho teremos conhecimento dos projetos aprovados e contemplados com os R$ 10.000,00, sendo que este do nosso clube é um forte candidato.

Aproveitou a oportunidade para lembrar a todos da realização do Rotary em Ação, no domingo, 19 de março, de 8h00 às 13H00 na praça da Concordia, bairro do Campo Grande em Campinas. Esta ação de cidadania já é realizada de longa data por todos os clubes de Campinas e oferecerá inúmeros serviços gratuitos à comunidade.

O companheiro Santana informou que, embora a prefeitura não possa fornecer as barracas para o evento, já se comprometeu a buscar patrocínio e parceria com grandes empresas de nossa cidade. Nosso Cpo. Arnaldo, ao saber da necessidade de equipamentos de som para o evento, informou que possui este tipo de equipamento e o colocou à disposição para utilização no dia do evento, domingo 19 de março.

Chegando ao ponto culminante de nossa reunião, o presidente deu início as homenagens a Sra. Silvia, passando a palavra a nossa ex-companheira de clube, Cristiane Pelissari, que, em breves palavras, ressaltou a importância da comemoração do dia da mulher fazendo um paralelo com sua própria trajetória de vida, do significado do sucesso em nossas vidas e do lema de Rotary “Dar de sí antes de pensar em sí”. Finalizou lembrando de sua amizade de longa data com a homenageada e da feliz escolha de nosso clube neste dia, iniciano a leitura do curriculum da Sra. Silvia, que inclui longa experiência em massoterapia e acupuntura, além de muita dedicação nos trabalhos voluntários junto aos deficientes visuais.

Em seguida o presidente parabenizou nossa homenageada entregando-lhe um diploma de agradecimentos, marcando assim a data de sua visita em nosso clube, concedendo-lhe então a palavra.
A homenageada, Sra. Silvia Villas Bôas, ao agradecer pela honrosa distinção, lembrou de sua opção profissional e da alegria e realização ao ver seu trabalho resultando na melhoria de seus pacientes com retorno ao convivio social. Revelou que seu trabalho voluntário com os deficientes visuais, surgiu de sua percepção quanto a grande habilidade e sensibilidade demostradas por eles com a massoterapia, o que favorece o aprendizado e prática dos ensinamentos passados por ela nos cursos que ministra no Centro de Atendimento aos Deficientes Visuais de Cosmópolis.

Após ser calorosamente aplaudida pelos presentes, recebeu das mãos da esposa de nosso presidente, Teresa, um lindo buquê de flores. Nosso presidente aproveitou a oportunidade para oferecer uma linda rosa a todos as mulheres presentes.

Em seguida tivemos o companheirismo da noite à cargo do cpo. Edson, anunciando os aniversariantes da semana e pedindo uma salva de palmas para homenageá-los. Informou ainda que na próxima terça-feira acontecerão as palestras sobre profissões, cuja realização faz parte das metas distritais deste ano rotário. Serão visitadas as turmas da manhã e tarde o colégio Shalom, e os interessados em participar e dar seu testemunho profissional aos alunos, devem entrar em contato até a segunda-feira, dia 13.

Chegando ao final da reunião, nosso presidente agradeceu a todos informando que nossa próxima reunião ocorrerá no dia 15 de março, quando teremos uma palestra abordando o tema mensal de Rotary, “Recursos Hídricos e Saneamento”. Já no dia 22, realizaremos a eleição do conselho diretor para o ano rotário 2017-2018.

O presidente solicitou então que todos, em pé, aplaudissem a bandeira brasileira, dando por encerrada a reunião.