26/04/2017 Posse José Hugo Junqueira

 

A reunião teve seu início às 20H05 com o companheiro Ângelo na reflexão da noite e, em seguida, com a solicitação do presidente Luiz d’Ávila para que todos o acompanhassem em uma salva de palmas em homenagem ao pavilhão nacional.

Na mesa principal, além do presidente Cpo. Luiz e sua esposa Teresa Maria Amoroso Lima Ribas d’Ávila, contamos com os estimados casais, Cpo. Adir e Hellen e José Hugo e Drusiana, que passarão a fazer parte da família rotária do Norte nesta noite.

A pedido do presidente, o Cpo. Itamar deu início aos serviços de protocolo, dando boas-vindas a todos com a tradicional saudação nominal dos convidados, visitantes e cônjuges, desejando, por fim, uma ótima reunião e jantar a todos.

O presidente então fez uso da palavra recepcionando os cônjuges e convidados desta reunião, lembrando da importância de reuniões como esta, onde daremos posse a um novo rotariano em nosso clube.

Chegado o principal momento dessa reunião, o presidente solicitou ao protocolo que desse início a solenidade de posse, quando foi convocado o padrinho do novo associado, Cpo. Edwards de Oliveira Demarco, e o casal José Hugo Junqueira e Drusiana, para que se dirigissem à frente da mesa da presidência.

Após belas palavras do Cpo. Demarco ressaltando a alegria de nosso clube em receber nosso ex-associado José Hugo, esposa e familiares, foi realizado o juramento rotário e a seguir a colocação do PIN pelo padrinho. Também foi entregue o “kit de novo sócio” com vasto material sobre Rotary e seus programas e, em seguida, o presidente Cpo. Luiz d’Ávila deu posse solene e entregou o diploma comemorativo ao agora companheiro José Hugo Junqueira. A seguir, convidou nosso companheiro Augustinho para que entregasse o diploma em homenagem ao padrinho, Cpo. Demarco. A Sra. Teresa, esposa de nosso presidente, entregou flores a Sra. Drusiana, esposa do companheiro José Hugo. Após as fotos de praxe, todos os presentes homenagearam os novos membros da família rotária com uma calorosa salva de palmas. As seguir nosso recém empossado companheiro, fez uso da palavra ressaltando a alegria do casal em voltar ao Campinas Norte, agradecendo o carinho com que todos os receberam nesta noite.

Nosso companheiro Wagner Oliveira ocupou a tribuna para tecer algumas considerações de recente encontro com amigo de longa data, Sr. Rex Nazaré, quando teve a oportunidade de recordar fatos vividos por ambos nos anos iniciais do desenvolvimento do submarino de propulsão nuclear brasileiro. Fez questão de ler, emocionado, a dedicatória de seu amigo na contracapa do livro “Rex Nazaré – Uma Vida Dedicada à Energia Nuclear”.

Ao término do jantar o presidente, Cpo. Luiz d’Ávila, falou sobre a importância das contribuições à Fundação Rotária, possibilitando a aplicação de recursos em projetos no mundo todo e, em especial, das doações efetuadas pelos clubes, pelas pessoas físicas e jurídicas e ainda pelos próprios rotarianos.
No caso de rotarianos, este ato resulta em homenagem outorgada pela ABTRF – Associação Brasileira The Rotary Fundation, na forma de títulos Paul Harris, que foi o ilustre americano fundador de nossa entidade.

Nesta noite festiva, o presidente entregou um título PH ao nosso companheiro Itamar Tafarello e uma safira(PH+1) ao companheiro Edson Couto, com a arrecadação obtida com a venda dos “panetones da amizade”, do Distrito 4590, em dezembro último. Nossos companheiros foram calorosamente aplaudidos em homenagem pelo merecido reconhecimento.

Em seguida o presidente informou que nosso projeto envolvendo a fossa séptica, coordenado pelo Cpo. Air, foi aprovado pela comissão distrital e em breve poderemos ver implantada essa ideia no Bairro Carlos Gomes, ideia esta tão defendida pelo saudoso companheiro Pank, falecido a um ano.
Também lembrou que nos últimos dias recebemos a excelente notícia que o projeto Sopro de Vida teve seu status alterado para “enviado”, ou seja, já encontra-se aguardando aprovação na Fundação Rotária. Conforme informou o Gov. Scorza, é o projeto de maior valor em dólares já proposto em nosso distrito, atingindo US$ 122,000.00 com aportes inclusive de nossos companheiros do Norte, Jayme, Gibson e Demarco. O projeto teve seu início na gestão do Cpo. Wagner, sob a coordenação da Cpa. Priscilla e hoje segue firme em seu propósito capitaneado pelo Cpo. Gariba com a participação ativa de vários outros companheiros do Norte.

Chegando ao final da reunião, nosso Cpo. Edson ocupou a tribuna para convidar nominalmente todos os aniversariantes deste mês de abril para que perfilassem à frente da mesa da presidência, onde já havia um delicioso bolo confeccionado pela Nazaré, esposa do Cpo. Jorge Vaz, para o tradicional “parabéns a você”, cantado entusiasticamente por todos os presentes.

Para encerrar esta reunião, nosso presidente agradeceu a todos informando que nossa próxima reunião ocorrerá no dia 3 de maio, solicitando a todos que, em pé, aplaudissem a bandeira brasileira.