10/05/2017 Palestra "Novas Gerações" Paulo Couto

 

Com início às 20h00, nossa reunião contou com o companheiro Paulo Assis na reflexão da noite e, em seguida, houve a solicitação do primeiro vice presidente, presidindo esta reunião, Cpo. Edwards de Oliveira Demarco, para que todos aplaudissem o pavilhão nacional, abrindo assim nossa 38ª reunião do ano rotário 2016-2017.

Na mesa principal, além do presidente Cpo. Demarco, contamos com os Cpos. Augustinho e Paulo Couto, este último, palestrante desta noite.

A pedido do presidente, o Cpo. Itamar deu início aos serviços de protocolo, dando boas-vindas a todos, desejando uma ótima reunião e excelente jantar a todos.

O companheiro Edson Couto ocupou a tribuna para o companheirismo, quando fez uma saudação especial aos aniversariantes da semana, desejando-lhes muitas felicidades e paz.

A seguir o Cpo. Demarco, presidente desta reunião, convocou o Sócio Honorário Jorge Pereira para que fizesse uso da palavra. Jorge comentou sobre a realização da Conferência Distrital entre os dias 4 e 7 deste mês em Atibaia, ressaltando o excelente trabalho de sua esposa e das esposas dos companheiros Augustinho e Jayme, respectivamente senhoras Marilene, Terezinha e Célia, nas atividades da ASFAR. Particularmente, citou a galeria de artes, cuja venda de quadros, dentre os quais os pintados por sua esposa Marilene Laubenstain Pereira e pelo nosso Cpo. Augustinho, renderam valor equivalente a um título Paul Harris para a ASFAR.

Na conferência estiveram presentes, representando nosso clube, os companheiros Adir e sua esposa Hellen, Augustinho e esposa Terezinha, Antônio e esposa Selma com seus filhos Ana Laura, Marcos Vinicius, Felipe e Mariana, Cpo. Arnaldo, esposa Maria José e seu neto André, Eduardo Jakubowski, Henrique Oliveira e sua esposa Mirella com os filhos Caio e Maria Luiza, Jayme e Célia, Luiz d’Ávila, Paulo Couto e Pati, nosso sócio honorário Jorge Pereira e esposa Marilene e ainda outros 9 jovens do programa de intercâmbio (patrocinados pelo Norte ou a embarcar proximamente). O total de participantes do Campinas Norte chegou a 34 durante todo o evento, que contou com excelentes palestrantes, show de mágico e do grupo DEMÔNIOS DA GAROA, apresentações dos intercambistas, expositores, feiras e palestrantes de outros distritos rotários. Além de muito companheirismo foi importante conhecer mais sobre Rotary na voz de seus líderes e sobre as realizações dos clubes, reportadas pelos companheiros do Distrito 4590.

O Cpo. Augustinho, no momento de informação rotária, convocou a todos para participação na Assembleia Distrital de treinamento de líderes entrantes na gestão 17-18, programada para o dia 21 de maio próximo na cidade de Vinhedo. Ressaltou que o bom relacionamento com os ocupantes de cargos dos demais clubes na gestão 17-18, e ainda a possibilidade de atualização de conhecimentos sobre as responsabilidades destes cargos, serão imprescindíveis para uma boa e efetiva administração do clube no ano rotário que se inicia em 1º de julho próximo.

Nosso futuro presidente 2017-2018, companheiro Arnaldo Suffi, ocupou a tribuna para informar que para a emissão em papel do plano de ação 17-18, haverá a cobrança (lançamento na mensalidade) dos companheiros que assim o desejarem, podendo ser enviado por meio eletrônico, sem custos. Consulta realizada durante a reunião, apresentou o seguinte resultado, dentre os 21 companheiros presentes: apenas 2 demonstraram interesse em receber em papel, optando os demais 19 pelo envio gratuíto por e-mail. O Cpo. Arnaldo informou ainda que alguns exemplares serão providenciados para utilização nas reuniões.

O Cpo. Eduardo, na secretaria, informou que a frequência final para as reuniões do todo o mês de março passado, atingiram o índice de 89,52%, com 17 companheiros 100%. Como já é tradição neste ano rotário, foi realizado sorteio dentre os 100% de frequência e o Cpo. Edson Couto recebeu brindes com motivos rotários, a saber, um porta-copo, chaveiro, adesivo para carro, pin “End Polio Now” e uma caneta esferográfica.

Chegado o ponto crucial dessa reunião, o presidente solicitou ao Cpo. Paulo Couto, presidente da EXPRO Brasil, que desse início a palestra envolvendo Novas Gerações. Nosso companheiro, com muitos anos de dedicação ao projeto de intercâmbio de jovens de RI, externou sua visão de futuro quanto a manutenção e ampliação do quadro associativo. Ressaltou em sua fala, a importância de os clubes fundarem novos Interact e Rotaract como forma de aproximação dos jovens aos princípios rotários. Finalizou dizendo que assim, certamente os jovens procurarão os clubes para fazer parte dos quadros de nossa agremiação, afirmando considerar salutar a composição da experiência dos rotarianos de longa data com a vitalidade e novas ideias da juventude. Ao final agradeceu pela oportunidade sendo muito aplaudido pelos presentes.

Nosso companheiro presidente Edwards Demarco, agradeceu a brilhante apresentação do Cpo. Paulo Couto entregando-lhe um diploma para marcar data tão importante para nosso clube, entrega esta seguida de calorosa salva de palmas.

Ao final desta reunião, nosso presidente agradeceu a todos que o auxiliaram nesta reunião, informando que nossa próxima reunião ocorrerá no dia 17 de maio no restaurante L’Alouette, em comemoração ao Dia das Mães, solicitando a todos que, em pé, aplaudissem a bandeira brasileira, dando por encerrada a reunião.