31/05/2017 Despedida Intercambistas - Louise e Wendy

 

Antes do início da reunião o cpo. Presidente Luiz d'Ávila pediu um minuto de silêncio em memória do nosso cpo Ademar José Antunes falecido recentemente.

Com início às 20H15, a reunião teve o companheiro Edson Couto na reflexão da noite e, em seguida, o Cpo. Presidente Luiz d’Ávila, solicitou que todos aplaudissem o pavilhão nacional abrindo oficialmente esta reunião.

Como convidados do presidente Cpo. Luiz na mesa diretora, contamos com as presenças dos Cpos. Fernando Coppo e Henrique Oliveira, este último nosso oficial de intercâmbio.

O Cpo. Itamar deu início aos serviços de protocolo, dando boas-vindas a todos, lembrando as datas mais importantes e desejando aos presentes uma ótima reunião e jantar.

Ao fazer uso da palavra pela vez primeira nesta reunião, nosso presidente recepcionou com muita alegria os convidados, demonstrando sua satisfação pelas presenças de nossos intercambistas e familiares neste dia de despedidas da Wendy do México e Louise da Bélgica. O intercambista Bryan do Peru e amante da culunária ficará conosco por mais um mês e aproveitou a oportunidade para oferecer alfajores, tradicionais em seu país e produzidos por ele mesmo para este dia. A arrecadação desta venda ira ajudá-lo a custear o curso a ser realizado, provavelmente aqui mesmo no Brasil em futuro próximo sobre gastronomia.

Após o delicioso jantar oferecido pelo Buffet Rotas, o companheiro Eduardo, nosso primeiro secretário, informou que no mês de abril passado nossa frequência média ficou em 82,86% com 14 companheiros com 100% de frequência e que em sorteio realizado na mesa do jantar com as presenças de outros companheiros,foi contemplado o Cpo. Mauro Gibson recebendo um kit de brindes rotários (caneta, chaveiro, pin “End Polio Now”, adesivo para carro e porta copo).

O presidente Cpo. Luiz d’Ávila informou que a ARC emitiu comunicado dando conta da interdição da sede na próxima semana quando serão finalizados os serviços de raspagem de tacos e aplicação de sinteco. Apresentou propostas alternativas ficando definido por unanimidade quanto à sugestão do Cpo. Coppo que a reunião do dia 7 próxima quarta-feira está cancelada. Outrossim poderá ser agendada reunião informal de companheirismo em restaurante ou pizzaria a ser escolhida ficando as despesas a cargo dos próprios companheiros interessados em participar. O montante já orçado e economizado com a não realização desta reunião será utilizado para custear parte das despesas com a solenidade de posse do conselho diretor 2017-18, a ser realizada no próximo dia 28 deste mês.

O presidente então deu prosseguimento informando que nesta noite, pouco antes do início da reunião, recebemos a visita do Sr. Benedito João Bertola, atual presidente do Centro Cultural Louis Braille de Campinas - CCLBC. Na oportunidade recebemos convite para a solenidade a ser realizada na Câmara Municipal de Campinas no próximo dia 8 de junho às 20H00, quando o Sr. Benedito receberá o Diploma Helen Keller. Luiz estendeu o convite a todos os associados do Norte, lembrando que o SR. Benedito é portador de deficiência visual e frequentador de longa data do CCLBC, ocupando, no biênio 2017-2019, a presidência daquela entidade, que hoje conta com o apoio do Campinas Norte.

Em seguida o presidente convidou as intercambistas Louise e Wendy para que nos brindassem com apresentações (power point) retratando as trajetórias de ambas neste último ano. Após a viagem proporcionada aos presentes em lindas fotografias das famílias que as acolheram em Campinas e dos lugares que lhes foi possível conhecer em todo o Brasil, com emoção nossas meninas externaram sua alegria e gratidão pelo carinho dedicados a elas neste período, externando a satisfação pessoal pela experiência de vida e crescimento interior. Ao final foram muito aplaudidas.

O Cpo. Presidente reafirmou o grande sucesso deste programa de RI em proporcionar a oportunidade dos jovens visitarem outras culturas e com isso entenderem que a paz mundial não é apenas um slogan, mas um futuro seguro para a própria humanidade. Agradeceu as famílias que receberam nossos jovens e ao nosso incansável oficial de intercâmbio Cpo. Henrique Oliveira pelo trabalho desenvolvido.

Ao final desta reunião nosso presidente agradeceu a todos que o auxiliaram e, especialmente, as ilustres presenças dos intercambistas e famílias acolhedoras. Lembrou que devido a interdição desta sede na próxima semana, somente nos reuniremos no dia 14 de junho, aqui mesmo na sede da ARC.

Pediu aos companheiros que permanecessem alguns minutos após o encerramento, para rápida reunião do conselho diretor. Nada mais tendo a acrescentar, solicitou então a todos que, em pé, aplaudissem a bandeira brasileira encerrando a 41ª Reunião do RCCN.