21/06/2017 Despedida do Bryan - Preparativa de Posse

Antes do início da reunião o presidente Cpo. Luiz d'Ávila solicitou a todos que, em pé, respeitassem um minuto de silêncio em homenagem póstuma aos falecimentos de Maria José Sigrist(Mari), irmã da Benvinda, esposa do Cpo. Coppo, e do ex-companheiro e atual sócio honorário Floriano Arruda, ambos ocorridos neste dia 20, terça-feira.

A reflexão da noite esteve à cargo do Cpa. Priscilla, sendo que, logo em seguida o presidente solicitou uma salva de palmas em homenagem ao pavilhão nacional, dando por aberta mais uma reunião do Campinas Norte.

Na mesa da presidência estiveram, além do presidente Cpo. Luiz, os companheiros Waldyr e Clalber.

O cpo. Itamar, diretor de protocolo, deu as boas vindas a todos e agradeceu o apoio recebido neste ano rotário 16-17, finalizando com desejos de uma ótima reunião e excelente jantar a todos.

O presidente mencionou a tristeza que tomou conta do clube com os falecimentos da Sra. Maria José (Mari) e do sócio honorário Floriano Arruda, nosso companheiro por longos anos e que deixou sua marca indelével pelo seu espirito colaborador, sua alegria e principalmente pelo companheirismo contagiante. Informou que nesta reunião teremos a apresentação de despedida do intercambista Bryan, do Peru e a votação para admissão de nova associada em nosso clube, a Sra. Rachel Carmine.

O Cpo. Eduardo informou que no último mês de maio tivemos o índice de 81,02% de frequências às reuniões, com 13 companheiros registrando 100% de comparecimento. Em sorteio realizado entre estes companheiros, foi premiado nosso recentemente empossado Cpo. José Hugo, que recebeu um kit com brindes rotários. A frequência no ano rotário esta em 81,83% e, esta 44a. reunião, registrou o maior número de companheiros presentes(25), o que, com dois companheiros dispensados de frequência dentre os três faltantes, nos dá uma frequência de 96,15% nesta noite.

Nosso futuro presidente, Cpo. Arnaldo Suffi, ocupou a tribuna para apresentar breve relato e fotos da viagem que fez, acompanhando o Cpo. Edwards Demarco, a Além Paraíba na última semana, onde puderam visitar algumas entidades e efetuar doações. Aproveitaram para visitar locais pitorescos e históricos daquela bela cidade mineira, na divisa com o estado do Rio de Janeiro.

O Cpo. Paulo Couto, de volta de sua viagem aos EUA, onde proferiu palestra sobre treinamento na pré-convenção, para um público de mais de 500 rotarianos, e participou da convenção de RI em Atlanta, fez uso da palavra para nos relatar seu encontro com um amigo que a mais de 40 anos não via e da satisfação e orgulho em poder participar de mais uma convenção mundial de Rotary, e desta vez podendo proferir palestra sobre treinamento voltado ao programa de intercâmbio de RI. Na oportunidade também pode se encontrar com o Cpo. Alfredo, convidando-o para estar conosco em uma de nossa reuniões, fato que, para nossa alegria, se tornou realidade nesta noite. Finalizando teceu comentários sobre a fala de Bill Gates e o compromisso da contrapartida dos rotarianos para as doações realizadas pela fundação Melinda Gates e de sua alegria e orgulho em ver a Expro conhecida e respeitada mundialmente.

O Presidente Cpo. Luiz parabenizou o Cpo. Paulo Couto pelo excelente trabalho e pela constante e dignificante tarefa de levar o nome de nosso clube, da EXPRO e do Brasil aos mais distantes países onde se realizam as convenções de RI.

Em seguida, o presidente solicitou ao Cpo. Cristiano Santana que fizesse a apresentação formal da candidata, sendo que, ao término da leitura de seu curriculum, foram distribuídas as cédulas de votação. Após realizada a contagem dos votos, o presidente anunciou que, por unanimidade, os companheiros presentes aprovaram a admissão da Sra. Rachel Carmine como nossa mais nova associada. Informou também que a posse se dará na próxima reunião do sia 28, quando teremos também a posse da diretoria para o ano rotário 2017-2018.

Chegado o momento mais aguardado da reunião, o presidente solicitou ao intercambista Bryan que nos brindasse com sua apresentação de despedida, uma vez que, finalizado o intercâmbio de um ano, sua volta para o Peru esta programada para o próximo dia 7 de julho. Em uma excelente apresentação, Bryan descreveu suas experiências em nosso país mostrando fotos dos momentos mais importantes vividos com as famílias hospedeiras, colegas de escola e demais intercambistas. Emoções vivenciadas não só em Campinas, mas em várias viagens pelos pontos turísticos brasileiros. Agradeceu a todos pela sempre calorosa acolhida e em especial a Rotary por ter possibilitado a ele a oportunidade da experiência mais representativa de sua vida. Agradeceu a Expro pelo apoio nas viagens por todo o nosso país e falou de sua vontade de voltar ao Brasil para estudar gastronomia, sendo que no momento aguarda resultado de provas realizadas na escola do SESC em São Pedro.

O Cpo. Paulo Couto utilizou-se da palavra para parabenizar o intercambista e reafirmar que a ajuda concedida foi fruto dos próprios méritos de Bryan, pela sua postura, integração e trabalho como embaixador da paz. Desejou muitas felicidades e a certeza de um futuro promissor na carreira escolhida. Bryan realizou a venda de alfajores elaborados por ele mesmo, com a finalidade de angariar fundos para custear a passagem aérea, quando de sua provável volta ao Brasil, em breve.

O presidente Cpo. Luiz d'Ávila parabenizou o intercambista Bryan e desejou boa sorte na vida e na carreira. Em seguida, agradeceu a todos pelo apoio em todo este ano rotário, e em especial aos membros de seu conselho diretor, que não mediram esforços para manter a tradicional e reconhecida garra do Campinas Norte em todas as ações, projetos, atividades e eventos. Solicitou aos companheiros que ficassem mais alguns minutos para a reunião do conselho e lembrou que na próxima reunião, de possa da nova diretoria, fica a sugestão para que nos apresentemos com terno e gravata, ou ainda paletó e gravata.

Ao final, agradeceu aos companheiros que trabalharam nesta noite e a todos pela presença, em especial a Janaína, noiva de nosso Cpo. Felix, ao nosso companheiro Alfredo Ninõ, do RC Majada Honda, da Espanha, e do intercambista Bryan, solicitando que todos, em pé, aplaudissem a bandeira brasileira, encerrando a reunião.