17/08/2016 Preparação Visita Zoo

Nossa sétima reunião do ano rotário 2016/2017 teve início às 20h05 como nosso companheiro Ângelo Sacoman na reflexão da noite. Ato contínuo nosso presidente, Cpo. Luiz d’Ávila, deu por aberta a reunião convidando a todos para acompanha-lo numa calorosa salva de palmas em homenagem ao pavilhão nacional.

Com a mesa diretora composta pelo sócio honorário Valmir Demarco à direita do presidente e nosso Cpo. Carlos Martins à esquerda, a reunião prosseguiu com o presidente convocando o Diretor de Protocolo, Cpo. Itamar, para que fosse à tribuna. O Cpo. Itamar saldou todos os presentes e desejou boas-vindas a mais esta reunião do Norte.

O presidente justificou a alteração da pauta da reunião, priorizando o acompanhamento das ações que irão garantir o sucesso do nosso projeto de visita ao zoológico, postergando a reunião em homenagem aos pais para futuro próximo. Comentou que, por se tratar de evento teste, com muitas alterações em relação ao projeto desenvolvido nos últimos anos, há necessidade de maior planejamento e participação de todos nesta visita ao zoo de Itatiba.

Em seguida nosso Cpo. Paulo Couto, atual Chair da EXPRO, fez uso da palavra para comunicar a todos que o motivo de sua ausência nas próximas duas semanas, será a participação de uma conferência na Austrália, com de chairs promovida pela entidade responsável pelo intercâmbio de jovens naquele país, que convida outros chairs de entidades anômalas de todo o mundo. Aproveitou a oportunidade para informar que futuramente teremos dois jovens brasileiros participando de intercâmbio na Nova Zelândia, isto graças a nossa ótima acolhida ao intercambista daquela país, Zey’yen, e o próprio retorno dele aos responsáveis na Nova Zelândia. Recordou que, contrastando com uma participação de pouco mais de 22 mil Rotarianos na Conferência do Brasil no ano passado, a conferência de Seul, onde esteve presente, contou com aproximadamente 43 mil participantes, possibilitando não só aprofundar o conhecimento em uma nova cultura, ampliar as amizades e relacionamentos internacionais em Rotary.

Após o saboroso jantar servido pela Rota’s Bufett, onde o chefe Edi serviu o tradicional pernil suíno, nosso presidente retomou as informações sobre o projeto da viagem ao zoológico. Este novo local, o Zooparque Itatiba, possibilitará o mesmo padrão de atendimento às crianças convidadas nas escolas municipais da periferia de Campinas, com custos sensivelmente menores. A ótima negociação levada a cabo pelos representantes do Campinas Norte, proporcionará redução no preço dos ingressos e palestras a cargo de biólogos, com utilização de animais e muita interatividade.

Faltando pouco mais de duas semanas para o passeio, já temos confirmados patrocínios viabilizados pelo nosso sócio honorário Valmir e Santana, vans para transporte e taxas de pedágio patrocinadas pelo Cpo. Edson, além de outros insumos em fase adiantada de confirmação. O Cpo. Paulo couto sugeriu que se faça convites aos intercambistas para participação neste projeto, uma vez que é parte integrante do intercâmbio a participação em todas as atividades do clube. Vários companheiros já confirmaram participação no evento e muitos tópicos foram debatidos nesta reunião, ficando para as próximas duas reuniões o fechamento de todos as ações necessárias, seus responsáveis e prazos respectivos. O Cpo. Arnaldo informou que ele e seu neto André já vem, há um ano, poupando moedas para ajudar nos custos de metade do valor correspondente a um ônibus.

Ficou acertado que os coordenadores Geral e de escolas, respectivamente os Cpos. Carlos Martins e Edson Couto, providenciarão todos os documentos exigidos junto as escolas e pelo código de trânsito, no que se referir às vans. O Cpo. Eduardo encaminhará solicitação a Benassi para doação de 360 maçãs a serem distribuídas para as crianças participantes. Nosso presidente providenciará os mapas para facilitar o passeio e locais de encontro. Ficou acertado que, pela proximidade do zoo e curto tempo de deslocamento, não haverá necessidade de lanches de ida e volta (pipocas nhac) e nem fornecimento do bolo, mantendo-se o lanche frio e o refrigerante, além da água a ser fornecida no retorno à Campinas. O Cpo. Eduardo se ofereceu para patrocinar metade do valor necessário para aquisição dos copos de água, uma vez que nãos será possível o fornecimento pela Sanasa.

O Cpo. Ângelo alertou que a eventual necessidade de ônibus deverá ser prevista com antecedência, uma vez que a reserva e pagamento deverão ser efetuados uma semana antes da viagem. O companheiro Coppo sugeriu que a elaboração dos lanches ocorra no próprio sábado do evento pela manhã, pois as crianças sairão das escolas por volta de 9:00, sendo o lanche servido em torno de 12:00/12:30. Outras sugestões foram apresentadas e serviram para que os companheiros analisem as melhores opções a serem confirmadas nas próximas 2 semanas. Nosso presidente solicitou a todos que permaneçam com a mesma garra e animação até a data do evento e busquem soluções para cada ação sugerida.

Chegando ao final da reunião, foram realizados sorteios de 2 vales pizza da campanha levada a cabo pela ASFAR, cuja retirada deverá ser feita no próximo dia 27/08, entre as 10 e 15 horas na Casa de Portugal. Os companheiros Edson e Coppo foram contemplados. Aos companheiros interessados, ainda existem vales pizzas à venda e podem ser solicitados junto aos membros da ASFAR, ou ao Sr. Alaor aqui mesmo na sede da ARC.

O Cpo. Presidente Luiz agradeceu a todos que o auxiliaram nesta reunião, bem como aos presentes, convidando para que estejamos juntos na próxima quarta-feira dia 24, quando daremos andamento aos preparativos para este projeto.

Finalizando a reunião pediu a todos que, em pé, aplaudissem a bandeira brasileira.