Programa de Intercâmbio

Logo Rotary Youth Exchange

Os primeiros intercâmbios da história têm início em 1929 apenas dentro do continente europeu. Dez anos mais tarde o sistema chegava até os Estados Unidos. Em 1972 o Programa de Intercâmbio torna-se um programa oficial mundial de Rotary Internacional.

Hoje, 82 países estão envolvidos no Programa de Intercâmbio do Rotary Internacional que conta com a participação de aproximadamente 8000 jovens todos os anos.

Com mais de 30.000 clubes em cidades e capitais de todo o mundo o Rotary Internacional conta com uma imensa rede de voluntários prontos para servir dentro ou fora de suas comunidades patrocinando o maior programa de intercâmbio de jovens do mundo.

Intercâmbio de Jovens no Rotary

• Longa Duração:

Estudantes de 15 a 18 anos participam desta modalidade que normalmente dura 11 meses. A maior parte tem entre 16 e 17 anos durante seu ano de intercâmbio. O jovem mora com mais de uma família do país anfitrião e deve frequentar uma escola.

• Curta Duração:

Aberto a estudantes de 15 a 18 anos o intercâmbio de Curta Duração varia de dias a semanas. Geralmente não inclui atividade acadêmica e é realizado durante o período de férias escolares. Intercâmbios de curta duração normalmente são organizados por um Distrito Rotário entre os filhos de duas famílias, mas podem também ter a forma de acampamentos internacionais de jovens ou excursões que unam estudantes de países diferentes.

• Novas Gerações:

Esta modalidade de intercâmbio dura de três semanas a três meses e seus participantes têm entre 18 e 30 anos, podendo incluir atividades profissionalizantes. Cada Distrito escolhe o tipo de intercâmbio de que deseja participar. Como cada um administra seu próprio programa de intercâmbio, os requisitos de idade podem variar de um Distrito para outro.

Contate o Rotary Club de sua região para mais detalhes.