Programa de Intercâmbio

Logo Rotary Youth Exchange

Os primeiros intercâmbios da história têm início em 1929, apenas dentro do continente europeu.

Dez anos mais tarde, o sistema chegava até os Estados Unidos. Em 1972 o Rotary International torna-se um programa oficial mundial de intercâmbios.

Hoje, 82 países estão envolvidos no Programa de Intercâmbio do Rotary International que conta com a participação de aproximadamente 8000 jovens todos os anos.

Com mais de 30.000 clubes em cidades e capitais de todo o mundo, o Rotary International conta com uma imensa rede de voluntários prontos para servir dentro ou fora de suas comunidades, patrocinando um dos maiores programas de intercâmbio de jovens do mundo.

Intercâmbio de Jovens no Rotary

• Longa duração:

Este intercâmbio está aberto a estudantes de 15 a 18 anos e normalmente dura 11 meses. A maior parte tem entre 16 e 17 anos durante seu ano de intercâmbio. O jovem mora com mais de uma família do país anfitrião e deve frequentar uma escola.

• Curta duração:

Este intercâmbio é aberto a estudantes de 15 a 18 anos e varia de dias a semanas. Geralmente não inclui atividade acadêmica e é realizado durante o período de férias escolares. Intercâmbios de curta duração normalmente são organizados por um Distrito Rotário entre os filhos de duas famílias, mas podem também ter a forma de acampamentos internacionais de jovens ou excursões que unam estudantes de países diferentes.

• Novas Gerações:

Este intercâmbio dura de três semanas a três meses e seus participantes têm entre 18 e 30 anos, podendo incluir atividades profissionalizantes. Cada Distrito escolhe o tipo de intercâmbio de que deseja participar. Como cada um administra seu próprio programa de intercâmbio, os requisitos de idade podem variar de um Distrito para outro.
Contate rotarianos da sua região para mais detalhes.