História do Clube

Campinas experimentava um crescimento vertiginoso, e o texto da Ata da Assembléia da Visita do Governador rotário em 23 de Outubro de 1957, significa a evolução dos acontecimentos: “....o companheiro Paulo Mangabeira Albernaz, apresentou um fichário das classificações, das diversas profissões na cidade de Campinas. Com base nesses elementos, o companheiro Governador Povoa, encareceu a necessidade do Rotary Club de Campinas pensar, seriamente, na fundação de um clube adicional na cidade. O presidente Silveira, nomeou imediatamente, uma comissão para tal fim”.
Por outro lado, não poderemos deixar de relatar, que a atuação do nosso clube criador, não se limitou a ser um clube padrinho, ele foi um PAE-DRINHO, utilizando completas e seguras diretrizes, tanto nas atividades internas, quanto na orientação em relação a comunidade rotária e da cidade.
Por outro lado, basta relatar, que durante mais de um ano, em nenhuma das nossas reuniões semanais, ocorreu a falta de pelo menos dois companheiros do clube PAE-DRINHO. É importante salientar que, aquelas presenças não eram de interferência, mas sim de demonstração de apoio, segurança, e muito carinho.

QUANTAS SAUDADES DAQUELES MOMENTOS !!!.
Com tal atuação, não poderia ser diferente, o Campinas Norte passou a trilhar o seu próprio e eficiente caminho, surpreendendo a todos em relação às tarefas internas.
Entretanto, Senhoras e Senhores foi nas atividades dos Serviços a Comunidade, que o Campinas Norte sofreu a “picada” da grandiosidade.
Seria quase impossível lembrarmos, minuciosamente, de cada realização nestes 54 anos de atividade, mas há algumas, também, impossível de evitar que sejam citadas.


UNICAMP
O Rotary Club de Campinas e seus representantes mais expressivos, lutadores tenazes estavam conosco na campanha para a instalação de uma Faculdade de Medicina em Campinas, que empolgou todas as forças vivas da comunidade. A vitória foi maior do que esperávamos, não só pelas dificuldades e insucessos dos esforços no passado, mas por lutarmos muitíssimo por uma Faculdade e recebermos uma universidade, a UNICAMP, do Governador Carvalho Pinto que para demonstrar seu reconhecimento, nomeou nosso companheiro Eduardo de Barros Pimentel como membro do 1º Conselho Curador da mesma.


FEAC
O relacionamento inicial do Campinas Norte, com o casal Odila e Lafayette Álvaro deu-se com a criação dos MENINOS CANTORES DE CAMPINAS.
Para significar a participação, no espírito de influencia na formação da FEAC, basta citar a manifestação do Presidente do Conselho Curador daquela Fundação, na pagina XI do Livro comemorativo dos seus 40 anos de existência, que assim se expressa:
“Tudo se originou do ideal trazido do Rotary Norte pelo Eduardo de Barros Pimentel, de promover a integração das entidades e estabelecer para elas, um novo sistema de captação de recursos o Fundo Unido”
A FEAC foi criada e experimentou uma evolução surpreendente. Atende hoje cerca de 110 entidades, as quais nos seus departamentos assistem, diretamente, mais de 60 mil pessoas, em todas as fases da vida (crianças, adolescentes, idosos, portadores de necessidades especiais e outros).
Pode ser considerada a maior ONG filantrópica do Brasil, a qual tem mantido sempre, na composição de seu Conselho Curador representantes do Rotary Club de Campinas Norte.


Sociedade Campineira de Recuperação da Criança Paralítica
Além da participação direta, de vários companheiros do Campinas Norte em cargos diretivos, uma promoção do nosso clube marcou êxito, possibilitando a Sociedade possuir Veículo Próprio, para transportar as crianças em tratamento, dificuldade que restringia em muito o sucesso do projeto.


Festa do Caçulinha
A primeira sessão do espetáculo, era realizado com venda de ingressos, cujo resultado financeiro destinava-se às entidades beneficentes da comunidade. O segundo espetáculo circense, em seguida, era realizado com a presença de crianças vinculadas as mesmas entidades, com distribuição também de um lanche, refrigerante e doces.


Viagem ao Zoológico de São Paulo
O Projeto iniciado em 1962, e que o clube mantêm com o maior carinho, até a presente data, leva cerca de 1000 crianças anualmente ao Zoologico de SP, e conclui a referida viagem com premiação as melhores redações referentes a visita, durante uma reunião jantar do clube, da qual participa alunos premiados e familiares.


Bomba de Cobalto
Foi instalada no Hospital Municipal Mário Gatti, por iniciativa do nosso clube, numa época em que Campinas ressentia da falta daquele equipamento, para o tratamento de moléstias dependentes da radioterapia.


Maternidade de Campinas
Graças ao dinamismo e ao trabalho ingente do nosso companheiro Eduardo de Almeida, Campinas ganhou uma nova, moderna e confortável Maternidade em imponente edifício, na Avenida Orosimbo Maia.
A campanha sob a inspiração do Campinas Norte, contou com a participação de toda a cidade e o governo municipal.


Centro Cultural Brasil Estados Unidos
Com a instalação de empresas de outros paises em Campinas, havia necessidade de uma escola, que ensinasse idiomas daquelas nações aos brasileiros e o nosso idioma aos estrangeiros. O Campinas Norte se colocou em campo e buscou e instalou o Centro Cultural Brasil Estados Unidos.


Caminhões para coleta de Recicláveis
Desde o inicio 1999, os trabalhos de coleta de recicláveis, realizados pela Cooperativa Aliança, ocorriam nas redondezas da sede social do nosso clube, e eram observados por companheiros. Conhecida as dificuldades, resultou em um Subsidio Equivalente em parceria com o nosso clube padrinho, e o clube de Santa Adélia da Argentina, possibilitando a aquisição de um Caminhão, com o qual referida Cooperativa simplesmente dobrou o volume do reciclável coletado, atingindo entre 90 e 100 toneladas mensalmente. Infelizmente, o referido caminhão foi incendiado. Um outro Subsidio Equivalente com um clube da Alemanha, repôs o caminhão incendiado, permitindo regularização da coleta dos recicláveis.


Projeto Guararapes
Trata-se de um atendimento odontológico visando a infância de uma favela com aquele nome, existente nas proximidade da IGREJA S. PEDRO, onde encontram-se os equipamentos, obtidos pelo nosso clube, bem como o material necessário. O projeto foi idealizado pelo companheiro Edgar Del Passo.


Intercâmbio de Jovens
Nosso clube tem se destacado nesta atividade, tanto no envio quanto no recebimento de inúmeros jovens dos mais diversos países, proporcionando com eficiência o bom relacionamento entre as nações.


Biblioteca no Grupo Primavera
Tem sido uma atuação do Campinas Norte das mais eficientes naquela magnífica ONG, que visa cuidar de meninas no difícil Bairro de São Marcos, e uma Biblioteca tem sido ampliada, para complementar os cuidados que envolve o espírito determinante e útil da entidade.


Fundação de Novos Clubes
O Campinas-Leste bem aqui pertinho.
Mais o Rotary Club de Mococa em 1963, bem distante a 170 kms. quando estávamos ainda gatinhando e com visitas semanais.


Como é salutar lembrar também as visitas e festividades programadas para o Lar dos Velhinhos... Foram muito eficientes as viagens dos estudantes ao Ita... Como foi bom atuar nas necessidades do Centro Louis Braille. Como foi útil as participações na Administração da Casa de Saúde e Beneficência Portuguesa.


Texto extraído do discurso do Sócio Fundador Cheda Name Saad na Festa de 54 anos do Rotary Clube Campinas Norte em 25 de Julho de 2012.