Casa de Apoio à Vida

 

A Casa de Apoio a Vida é um dos Departamentos do Centro Espírita Allan Kardec – CEAK, criado em 1979 especialmente para o atendimento de gestantes em situação de vulnerabilidade social de Campinas e região. Durante estes mais de 30 anos, o trabalho cresceu e se consolidou em torno da promoção de qualidade de vida e garantia de direitos das gestantes adolescentes e adultas atendidas.  Já passaram pela CASA mais de 3000 gestantes e hoje somos 135 voluntários distribuídos por um grande número de atividades: Coordenadores de Cursos, Oficinas, Berçario, Dupla AS e Psicóloga, Produção de Artesanato, Enxoval, Grupo de Visita, Comunicação, Captação de Recursos, Voluntariado, Secretaria, Auxiliar de Coordenação e Coordenação ligada diretamente a Diretoria do CEAK.

O impacto e importância dos trabalhos culminou na contemplação do projeto da CAVI para apoio em 2011 pela UNESCO, através do Criança Esperança.

Muitas dessas gestantes chegam desanimadas, com baixa auto-estima, com problemas familiares, com pensamentos estranhos tipo aborto ou até mesmo pensando em doar a criança. Enfim o nosso papel é o acolhimento, escuta, orientação, formação de um plano de vida. Elas vão descobrindo através dos cursos de maternagem a não ter medo do parto, participam do reforço escolar visando o retorno a escola. Mesmo na falta de companheiro elas podem  e conseguem buscar sua autonomia através das oficinas de renda e trabalho tudo isso com uma boa dose de orientação/prevenção de uma nova gravidez.

Ao final do curso é emocionante ver a transformação: começam a acariciar a barriga,  adoram seus bebes, cuidam de si e dos seus. Hoje contamos com o apoio do CMAS, FEAC, CRIANÇA ESPERANÇA/UNESCO e em breve com o apoio do CONDECA.

O Projeto Gest-Ação tem como objetivo principal o desenvolvimento de ações preventivas e de proteção à gestante e seu núcleo familiar, visando fortalecer os vínculos familiares e comunitários, a fim de prevenir a reincidência de gestação não-planejada.

Historicamente atendemos 100 gestantes adultas às terças feiras, turmas de 25 gestantes por trimestre e  60 gestantes adolescentes, turmas de 15 gestantes às 2 e 4as feiras com duração de 6 meses.

Observamos um crescimento recente da procura e estamos organizando também a oferta de mais turmas dos cursos semi-profissionalizantes e oficinas de geração de renda disponibilizadas às gestantes pela CAVI, de forma a possibilitar a inserção de todas as gestantes atualmente atendidas nos cursos e oficinas, para que possam - além de se fortalecerem em suas jornadas como mães - auxiliar na geração de renda da família e buscar uma melhor colocação no mercado de trabalho.

É sempre bom lembrar que os cursos e oficinas atualmente oferecidos pela CAVI são: Recepcionista, Auxiliar de Saúde Bucal, Informática, Manicure, Confecção de Salgados e Doces (Kit festa) e o Programa de Estudos preparatórios para Supletivo.

Cada uma destas gestantes passa ou já passou por Oficinas sobre os seguintes temas:
1 - Saúde e Cuidados com a Gestação e o Bebê:
Alimentação na gestação, alongamento, postura e respiração, tipos de parto, cuidados nas primeiras semanas, desenvolvimento do bebê, hábitos de higiene, a importância do pré-natal, amamentação, técnica de massagem de bebês (shantala), a influência de álcool e drogas na gestação, saúde da mulher, pré-natal odontológico, cuidados com a dentição do bebê, preparo de alimentos para os bebês, prevenção de acidentes domésticos, a importância da vacinação
2 - Oficinas Psicossociais:
Auto-estima, aceitação da gestação, família, maternidade e vínculo, projeto de vida, educação de filhos e Violência Doméstica contra a Criança e o Adolescente, relacionamento conjugal e Violência Doméstica contra a mulher, aspectos psicológicos da gestação, pós-parto e puerpério, mercado de trabalho, programas e benefícios assistenciais, drogas.
3 - Oficinas de Sexualidade e Prevenção:
Métodos contraceptivos, Prevenção à Doenças Sexualmente Transmissíveis, Sexualidade Responsável e Planejamento Familiar.
4 - Oficinas de Cidadania e Protagonismo:
Cidadania, Ética, Meio Ambiente, Protagonismo Feminino, Protagonismo Juvenil, Formação de Multiplicadores na família, escola e comunidade.
5 - Oficinas Sócio-educativas:
Administração do Lar, formação de bons hábitos, comportamento e higiene, comportamento em entrevistas de emprego, imagem pessoal.
6 - Oficinas de Artes e Dança
7 - Oficinas de Fisioterapia
8 - Orientações Jurídicas

Além disto, todas as gestantes são atendidas individualmente pela Assistente Social e Psicóloga, e recebem visita técnica conforme demanda e possibilidade.

Os cursos de gestantes adultas têm duração de 10 semanas, e os cursos de gestantes adolescentes têm duração média de 04 a 06 meses. No entanto, com as demais atividades (cursos semi-profissionalizantes, oficinas de geração de renda e programa de estudos) cada gestante permanece em atendimento na CAVI por um período médio de 12 meses.

Entre as conquistas recentes da Casa de Apoio à Vida, destacamos a aprovação do projeto GEST-AÇÃO para co-financiamento pelo CONDECA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente), a premiação concedida pelo Conselho Regional de Psicologia do Estado de São Paulo, em 2009, sob o aspecto “Práticas Inovadoras”, pela metodologia aplicada pela Casa de Apoio à Vida, por meio da dupla psicossocial.

Estas conquistas somadas ao apoio da UNESCO/Criança Esperança representam um marco na atuação da Casa de Apoio a Vida, no que diz respeito ao reconhecimento, crescimento e visibilidade da Casa de Apoio a Vida e do impacto social e humano dos trabalhos realizados ao longo destes 32 anos de atenção à gestante em vulnerabilidade social.