O que é Rotary

Logo RotaryRotary é uma organização de homens de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviço humanitário, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a boa vontade e a paz no mundo.

Cerca de 34.000 Rotary Clubs em mais de 215 países e regiões geográficas incentivam altos padrões de ética e implementam projetos humanitários de combate ao analfabetismo, à pobreza e à fome, bem como de melhoria das condições de saúde e de proteção ao meio ambiente.

Conhecida como a entidade privada que outorga o maior número de bolsas internacionais de estudo, a Fundação Rotária do Rotary International patrocina mais de 1.000 bolsistas anualmente, os quais considera embaixadores culturais. Além disso, o Rotary estabeleceu parceria com sete universidades de grande prestígio no estabelecimento de programa de mestrado em assuntos relacionados à paz e resolução de conflitos.

Pólio Plus é o programa de maior alcance da entidade. Rotarianos contribuíram com cerca de US$ 850 milhões e incontável número de horas em trabalho voluntário para imunizar mais de dois bilhões de crianças contra a poliomielite em 122 países.

O Rotary lidera a Iniciativa Global para a Erradicação da Poliomielite, juntamente com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Unicef e Centro Norte-Americano para Controle e Prevenção de Doenças.

Fundado em Chicago em 1905, o Rotary, considerado a primeira organização dedicada exclusivamente à prestação de serviços voluntários, se expandiu com grande rapidez mundo afora. Seus membros, os Rotary Clubs, são grupos apolíticos, não-sectários abertos a pessoas de todos os credos, culturas e raças, que se reúnem semanalmente para abordar tópicos de importância local e global em ambiente de caloroso companheirismo.