Palavra do Presidente de Rotary Internacional

 

Ian Riseley

 

Ian H. S. Riseley

Presidente 2017-18

 

 

Prezados companheiros rotarianos,


Existem tantos motivos para se associar ao Rotary quanto rotarianos – talvez até mais. Mas cada um de nós permanece na organização porque algo é adicionado às nossas vidas. Juntos, estamos Fazendo a Diferença no mundo e quanto mais nos envolvermos no Rotary, maior a diferença que ele fará em nossa vida. Como rotarianos, somos desafiados a ser pessoas melhores que se dedicam a objetivos mais nobres e colocam em prática a máxima Dar de Si Antes de Pensar Em Si.

Os Rotary Clubs e rotarianos é que decidem a diferença que querem fazer por meio dos seus serviços humanitários. Como organização, somos guiados por três prioridades estabelecidas no Plano Estratégico do RI: fortalecer e apoiar os clubes, dar mais enfoque e expansão aos serviços humanitários e aumentar a projeção da imagem pública da organização.

No ano que vem, nossos clubes terão o suporte de várias ferramentas online, incluindo um novo Rotary.org, um processo mais simples para pedido de subsídio da Fundação Rotária, uma experiência aprimorada no Meu Rotary, e um novo Rotary Club Central. Ao tentarmos fortalecer nossos clubes, temos dois desafios específicos referentes ao quadro associativo: gênero e faixa etária dos associados. Para manter clubes fortes, precisamos de um quadro associativo que reflita as comunidades que servimos e que continue desenvolvendo líderes bem informados nas gerações por vir.

Há muitos anos que a sustentabilidade tem sido o fundamento para nossos serviços humanitários. Serviço sustentável significa que nosso trabalho continua tendo um impacto positivo muito tempo depois de encerrado o envolvimento direto do Rotary. Não abrimos poços e vamos embora; nós nos certificamos de que as comunidades possam manter e reparar estes poços. Se construímos uma clínica, nós garantimos que a clínica consiga continuar em funcionamento sem suporte contínuo. E não estamos trabalhando apenas para conter a pólio, mais sim eliminá-la para sempre.

A erradicação da pólio é o maior serviço sustentável. Trata-se de um investimento que renderá um benefício permanente e em escala global. Esta é, e deve continuar sendo, nossa principal prioridade até terminarmos o trabalho.

Jamais poderemos saber o número de pessoas cujas vidas foram transformadas por meio do Rotary durante estes últimos 112 anos. A tocha que Paul Harris acendeu foi passada de geração em geração e hoje está em nossas mãos. Vamos manter sua chama acesa para mostrar ao mundo que O Rotary Faz a Diferença.