Paul Harris

Paul Percy Harris nasceu em 19 de abril de 1868 em Racine - Wisconsin Estados Unidos, filho de pais de vida pouco regrada. Paul Harris foi criado por seus avós paternos (Harold e Pamela). Quando jovem era o terror da pacata Wallingford, Vermont, Estados Unidos e acabou por ser expulso de suas escolas.

Como seus avós eram austeros mas ao mesmo tempo bondosos e tolerantes, assim como o seu comportamento, o que ajudou a forjar os ideais que vieram fundar o maior clube de servir do mundo.

Em 1891, formou-se em Direito e decidiu passar os cinco anos seguintes conhecendo os EUA, trabalhando como repórter, cowboy, professor (Los Angeles School of Business), porteiro de hotel , vendedor de granito e marinheiro. Já em 1896, estabeleceu-se em Chicago e em pouco tempo tornou-se um advogado renomado.
Uma noite foi jantar com um colega de escritório, e de uma caminhada que fizeram após o jantar surgiu a idéia de Rotary.

Naquela caminhada seu amigo parou em vários estabelecimentos comerciais para cumprimentar os proprietários e lhe apresentar Paul. O fato de que os clientes de seu anfitrião haviam se transformado em amigos entrou na mente de Paul Harris e nunca mais saiu. O Rotary foi criado cinco anos mais tarde como um clube onde relacionamentos profissionais pudessem ser transformados em amizade.

Quando criança Paul Harris estudou em escolas de elite, onde os alunos tinham pouco ou nenhuma preocupação com dinheiro. Mas quando cursou direito em Lowa, conheceu pessoas mais velhas que haviam trabalhado duro para pagar seus estudos. Possivelmente, estes contatos fizeram com que Paul Harris se impressionasse, pois os primeiros Rotarys Clubs eram formados por homens de negócio que conquistaram o sucesso com o seu próprio esforço.

Paul Harris casou-se com Jean Thompson, natural de Edimburgo, Escócia (1910). O casal não teve filhos e permaneceram casados até o falecimento de Paul. Jean faleceu em sua cidade natal em 1963.

A maior homenagem que Paul Harris poderia receber é a eternização de seu nome, hoje em Rotary quem contribui com U$ 1.000,00 à nossa instituição recebe o denominado Título Paul Harris. O dinheiro arrecadado com esse título é usado para manutenção de nossa estrutura e é aplicado em projetos humanitários em todo o mundo.