24/07/2019 61º Aniversário do Clube - Visita do Governador

Com início às 20h30, nossa reunião em comemoração aos 61º anos do RC Campinas Norte e Visita Oficial do Governador 2019-2020, SEBASTIÃO DOS ANJOS QUEIRÓZ, e sua esposa MARIA ELIZABETH QUEIRÓZ, contou com a reflexão da noite a cargo do Companheiro Carlos Martins.

Em seguida o presidente JOSÉ EDUARDO MATTAR (Gariba) solicitou a todos que acompanhassem a execução do hino nacional e ao final saudássemos o pavilhão nacional com uma salva de palmas, abrindo esta reunião.

Na mesa da presidência, contamos com as ilustres presenças, à direita do nosso presidente, do Governador 2019-2020 do distrito 4590, companheiro do Rotary Club de Mogi Guaçu SEBASTIÃO DOS ANJOS QUEIRÓZ, ladeado por sua esposa MARIA ELIZABETH QUEIRÓZ, a seguir Companheiro WESLEY CARLOS PACHECO nosso Governador Assistente e companheiro do Rotary Club de Campinas.

À esquerda do presidente, sua esposa SONIA MATTAR, seguida pela presidente da Asfar e membro Rotary club Campinas Sul LÚCIA CLORIOLANDO SCORZA, ladeada pelo seu esposo e companheiro AUGUSTO CESAR SCORZA Governador distrito 4590 16/17, instrutor de clubes, membro Rotary Club de Campinas Sul.

O presidente José Eduardo Mattar (Gariba) convocou o Companheiro Arnaldo para o protocolo da noite, realizado com o brilhantismo habitual, ressaltou a alegria e honra do Norte em poder comemorar seus 61º anos de fundação na data em que se realiza a visita oficial do Governador Sebastião dos Anjos Queiroz e sua esposa, anunciou ainda os componentes da mesa diretora acima mencionada; bem como aqueles ocupantes da extensão desta mesa, a saber: companheiro ROBERTO GALVÃO DE ARRUDA presidente Rotary Club de Campinas, ANA HELENA MARQUES NICOLETTI Presidente da comissão de imagem publica - companheira Rotary Club Rio Claro, NILSON NICOLETTI – Presidente da comissão de projetos humanitários - companheiro Rotary Club de Rio Claro.

Com brilhantismo nosso protocolo da noite também anuncia a presença dos nossos visitantes convidados.

Nosso presidente convidou o companheiro Thiago Bonatto para apresentar breve histórico sobre Título de Membro Vitalício do Egrégio Conselho Honorário de Ex-presidentes do RC Campinas Norte, honraria instituído na presidência do nosso saudoso Companheiro Rubens Andrade de Noronha, no ano rotário 1996-1997, após apresentação nosso presidente José Eduardo Mattar (Gariba) convidou o companheiro Jorge Francisco Vaz para receber tão honrado titulo.

Em seguida nosso presidente solicitou a tribuna nosso companheiro Edwards Demarco onde o mesmo anunciou que em decorrência do projeto realizado na Maternidade de Campinas (Sopro de Vida), projeto este realizado pelo Campinas-Norte em parceria com outro Rotary Clubs tanto do Brasil e internacionais, o mesmo fez também uma importante doação, doação esta que lhe rendeu títulos Paull Harris.

Dentro deste cenário nosso companheiro Edward Demarco aplicando fortemente uma das diretrizes que norteiam o Rotary no mundo e sem dúvida também fazia parte integrante da Vida do nosso fundador Paul Harris “Dar de si antes de pensar em si” praticando assim forte companheirismo resolveu doar estes títulos para os companheiros do Campinas-Norte, onde recebeu calorosa salva de palmas; dando sequência nosso presidente começou a entregar os títulos aos companheiros:
José Thiago Camargo Bonatto Titulo Paul Harris.

Na sequencia solicitou que nosso governador fizesse a entrega do outro titulo Paul Harris ao companheiro: Antonio da Silva Vieira Junior, Renato Araujo Cabral – Titulo Paull Harris
Os companheiros que já tinham Titulo Paull Harris foram agraciados com Safira: Valmir Ribeiro Demarco - Sócio Honorário – 1 Safira, Ademar Yamanaka – 1 Safira, José Eduardo Cyrino Mattar (GAriba) – 1 Safira, Pedro Fernando Coppo – 1 Safira, José Hugo Junqueira – 1 Safira, Cristiano Pereira Santana -1 Safira, Antonio Augustinho da Costa – 2 Safiras, Edson Pereira da Silva Couto – 2 Safiras, Paulo Roberto Marinho Couto – 2 Safiras, Luiz Henrique Teixeira Ribas d’Avila – 2 Safiras, Waldyr Emilio Kohn – 2 Safiras, Wagner dos Santos Oliveira – 2 Safras, Ângelo José Sacoman – 2 Safiras, Arnaldo Hercules Suffi – 2 Safiras

Jorge Francisco Vaz – 2 Safiras, Eduardo Francisco Jakubowski – 3 Safiras, Carlos Martins Pereira Fo. – 3 Safiras, Jayme Pedroso do Amaral – 4 Safiras, Mauro Gibson Pereira – 4 Safiras.

Na Sequência presidente convidou a tribuna Companheiro Waldyr Emilio Kohn para um breve histórico sobre as ações do Norte nestes 61º anos de existência. Nosso companheiro Waldyr kohn nos brindou com excelente explanação abordando importantes fatos projetos e entidades Campineiras que em muito foram ajudadas pelos associados do Norte em momentos cruciais de suas histórias, a Maternidade e a Unicamp, conseguindo inclusive que não houvesse o adiamento da fundação da Unicamp e da Faculdade de Medicina, ressaltou que naquela época, embora muitas campanhas tenham sido realizadas não se conseguia trazer a Universidade para Campinas, foi então que dois de nossos companheiros, Name Cheda Saad e Eduardo de Barros Pimentel, se mobilizaram junto a sociedade campineira, a associação de entidades de Campinas e até mesmo ao Governador do nosso estado a época, Sr. Carvalho Pinto, alcançando, finalmente, o ato de criação da UNICAMP, da qual a faculdade de medicina fazia parte.

Uma das ações que viabilizou esta criação foi a intervenção firme do Norte para que a Maternidade de Campinas servisse de escola para os futuros médicos nos anos de 1963 até aproximadamente 1966, Apresentou vários projetos que RC Campinas Norte criou e executou como:

Projeto Zoológico, projeto sopro de vida (Maternidade de Campinas), projeto Fossas sépticas, projeto Bike na Roça e Pizza na roça em prol ao Centro Louis Braile, Projeto Casa de apoio a vida, Projeto Hepatite Zero dentre outros projetos.

O presidente José Eduardo Mattar (Gariba) parabenizou o Companheiro Waldyr Kohn pela brilhante apresentação que nos fez viajar pela história não só do Campinas Norte, mas de Campinas e do próprio Rotary, ressaltou que nosso clube realizou recentemente o projeto de modernização da ala neonatal da maternidade de Campinas, com doação de 08 unidades de sopradores pulmonares para nascidos prematuramente, com a ajuda da Fundação Rotária e de clube rotário do exterior, em ato continuo convidou a todos para belo jantar.

Após o delicioso jantar servido pelo Rota’s buffet, o presidente convocou o companheiro Paulo Couto para ocupar a tribuna, quando foi realizada apresentação do ilustre visitante, Governador Sebastião dos Anjos Queiroz, quando foi-nos possível conhecer um pouco da vida profissional e rotária do governador.

Ao terminar o companheiro Paulo Couto deus boas vindas ao casal governador, devolvendo a palavra ao presidente José Eduardo Cyrino Mattar que, ato contínuo, convidou o Governador para fazer uso da palavra. O Governador Sebastião iniciou sua fala lembrando as atividades realizadas neste dia de visita oficial, que, segundo ele, trata-se de visita administrativa quando o governador tem a oportunidade de ouvir os associados, discutir novas ideias e trazer seu apoio as ações necessárias.

Se revelou muito agradecido e emocionado com a possibilidade que lhe foi concedida nesta tarde, de plantar mudas no arboreto rotário mantido pelo Campinas-Norte no Taquaral, a visita a Maternidade de Campinas para apreciação do projeto sopro de vida comentou sobre a importância dos clubes e seus associados na elaboração de projetos e realização de ações junto à comunidade. Finalizando, o Governador lembrou que devemos pensar e agir globalmente, sempre com muito orgulho de pertencer a Rotary e da importância de auxiliarmos a manter a Fundação Rotária, possibilitando ações efetivas junto as comunidades e uma imagem robusta e de credibilidade de Rotary.

Parabenizou nosso clube pelos seus 61º anos de serviços prestados e da honra em poder participar desta comemoração.

Na sequência da reunião, o protocolo comandou a entrega de flores às senhoras presentes na mesa diretora e a troca de mimos entre os casais governador e presidente.

Chegando ao final desta reunião, o presidente agradeceu a todos os presentes e em especial ao casal Governador, ressaltando mais uma vez a felicidade em poder comemorar duas datas importantes neste ano rotário, o aniversário do clube e a visita oficial.

Desejou sucesso ao Governador Sebastião neste ano que se inicia e reforçou a disponibilidade e garra do Campinas Norte na participação dos eventos e ações promovidos pela Governadoria.
O presidente José Eduardo Mattar (Gariba) convocou os companheiros para participarem da próxima reunião onde teremos palestra sobre desenvolvimento de novos projetos, agradeceu a todos que trabalharam neste grande festa.

Solicitou a todos que, em pé, aplaudíssemos a bandeira brasileira, dando por encerrada a reunião.